Alex Moreira, tecladista pioneiro na mistura de bossa nova com a música eletrônica, morre no Rio de Janeiro

22 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Fundador do BossaCucaNova, trio criado em 1997, artista carioca foi também engenheiro de som e produtor musical, além de ter formado o duo Parde2 com a cantora Cris Delanno. ♪ OBITUÁRIO – O carioca Alexandre de Souza Moreira (27 de maio – 21 de outubro de 2023) foi engenheiro de som, produtor musical e multi-instrumentista, tendo estudado violão clássico, piano, contrabaixo e percussão.

Também guitarrista, Alex Moreira – como o artista era conhecido no meio musical – se notabilizou como tecladista do trio BossaCucaNova. Formado em 1997 por Alex Moreira (teclados Hammond, Fender Rhodes e sintetizadores) com Marcio Menescal (baixo e synth bass) e o DJ Marcelinho da Lua (scratches e samples), o trio foi pioneiro ao reciclar a bossa nova com a batida da música eletrônica.

Além do trabalho como produtor musical, feito com artistas como Carlos Lyra, Clara Moreno, Cris Delanno (com quem o músico era casado há 18 anos), Leo Gandelman e Nico Rezende, Alex Moreira deixa legado nessa área da bossa eletrônica ao morrer ontem, 21 de outubro, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), de causas não reveladas no comunicado postado pela família do músico em redes sociais.

“A bossa nova é uma síntese de diversos ingredientes que o BossaCucaNova entendeu desde o primeiro album do grupo. Nesta faixa A bossa é cuca nova, você percebe perfeitamente a comunhão entre a fonte e a sede de quem quer e procura misturar de forma bem brasileira”, ressaltou Alex Moreira por ocasião da edição do single A bossa é cuca nova (2023), gravado com nomes como Carlos Lyra e João Donato (1934 – 2023) e lançado em 26 de janeiro para celebrar os 65 anos da bossa nova.

Com Cris Delanno, Alex Moreira formou o duo Parde2, cujo primeiro álbum foi lançado em setembro de 2020 com repertório autoral composto por Delanno e Alex com nomes como o recorrente Carlos Lyra, Hyldon e Marcos Valle.

Em cena desde 1988, primeiramente como engenheiro de som (logo contratado por Roberto Menescal para cuidar da gravação dos estúdios do artista) e a partir de 1989 como produtor musical, Alex Moreira fundou o selo fonográfico Cucamonga e, desde 1997, vinha conciliando o trabalho na engenharia de gravação e na produção musical com a agenda do trio BossaCucaNova.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO