Blue Origin confirma voo que levará brasileiro ao espaço neste sábado

05 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Equipe de operações da empresa deu o sinal verde após realizar avaliação na nave. Engenheiro Victor Hespanha é um dos seis passageiros do próximo voo da empresa de turismo espacial de Jeff Bezos. Quem é o brasileiro que vai para o espaço depois de ganhar sorteio?

A Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos, confirmou o voo espacial que está marcado para este sábado (4). A missão fará o engenheir de produção Victor Correa Hespanha deve se tornar o segundo brasileiro a viajar ao espaço.

A companhia disse que sua equipe de operações da missão New Shepard liberou a viagem depois de realizar a chamada Avaliação de Prontidão para Lançamento.

A decolagem está marcada para as 10h (horário de Brasília) e a jornada deve ser um "bate-volta" de 10 minutos — o chamado voo suborbital.

Quem é Victor Hespanha

ACOMPANHE A TRANSMISSÃO NO G1

Initial plugin text

Inicialmente, o plano era realizar o voo no último dia 20, mas a missão foi adiada por segurança após a vistoria no foguete.

Hespanha foi sorteado para participar do voo depois de comprar um NFT (token não fungível) pela primeira vez, por cerca de R$ 4 mil. A empresa Crypto Space Agency (CSA), que vendeu os NFTs, sorteou a "passagem" entre os compradores.

Outras cinco pessoas vão ao espaço com o brasileiro. O grupo participará da quinta missão tripulada da Blue Origin.

Entenda a missão da Blue Origin que levará o brasileiro Victor Hespanha ao espaço

Kayan Albertin/g1

Voo suborbital

A Blue Origin realizará mais um voo suborbital, em que o foguete alcança uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois cai em queda livre de volta à Terra. A New Shepard, nave da empresa, voltará ao solo com ajuda de paraquedas.

Brasileiro se hospedou em trailer no meio do deserto antes de viagem espacial

Como é ver a Terra do espaço: veja fotos do voo orbital da SpaceX

Entenda a diferença de voo suborbital e orbital

Em voos anteriores, a Blue Shepard atingiu cerca de 3.700 km/h, velocidade insuficiente para chegar à órbita terrestre. Por isso, a nave faz uma trajetória parecida com o arremesso de uma bola de basquete em direção à cesta.

Já o voo orbital atinge uma velocidade mais elevada, que permite dar voltas na Terra. A SpaceX, de Elon Musk, registrou mais de 27.000 km/h na missão realizada em setembro de 2021, quando tripulantes ficaram orbitando o planeta durante três dias.

Diferenças entre as naves da SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic

Arte g1

Conheça o brasileiro

Victor Correa Hespanha, morador de Belo Horizonte, diz estar realizando seu sonho de infância por meio do item virtual.

"Eu comprei pensando no potencial de valorização", disse Hespanha. "Nunca imaginei que o meu seria sorteado".

Brasileiro Victor Correa Hespanha está entre os tripulantes para mais uma missão da Bue Origin

Divulgação/Arquivo Pessoal

Em entrevista ao g1, ele disse que conseguiu uma oportunidade que achava ser apenas para bilionários.

"É assustador também, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário".

Hespanha será segundo brasileiro a viajar ao espaço. O primeiro foi o astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que visitou a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em 2006.

Segunda tentativa

O voo espacial estava marcado para 20 de maio, mas foi adiado para este sábado por segurança. Em uma avaliação, a Blue Origin disse que um dos sistemas de backup do foguete não estava atendendo às suas expectativas de desempenho.

"É de praxe das empresas", disse Hespanha, na ocasião. "Esse tipo de viagem tem que ser 150% segura tecnicamente. Não pode ter um tipo de falha".

Com o adiamento, o engenheiro voltou ao Brasil. Ele retornou aos Estados Unidos nesta semana e recomeçou o treinamento para a viagem.

Voos tripulados da Blue Origin

A missão com o brasileiro marca a 21ª viagem espacial da Blue Origin , mas apenas a quinta a ter passageiros. Em julho de 2021, Jeff Bezos participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.

Jeff Bezos no espaço: Veja os melhores momentos do voo e entenda o caso

Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série "Jornada nas estrelas" ("Star trek") finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.

Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço.

A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.

Veja os melhores momentos da viagem de William Shatner, o 'Capitão Kirk', ao espaço

O que a ida de Bezos ao espaço e um arremesso de basquete tem em comum


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO