CCXP 2023: afeto, pandemia, relação com avó e humor são destaques de quadrinho da paraense Karipola

30 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Artista foi uma das oito quadrinistas da região norte selecionadas para o Artists’ Valley. Trecho do quadrinho “Quase Tudo São Flores”

Karipola

A ilustradora e quadrinista paraense Karina Pamplona, conhecida como Karipola, lança seu primeiro quadrinho "Quase Tudo São Flores", na Comic Con Experience 2023 (CCXP), que reúne talentos da cultura pop em São Paulo.

A artista foi uma das oito quadrinistas da região Norte, selecionadas para o Artists’ Valley. O evento inicia nesta quinta-feira (30) e segue até o próximo dia 3 de dezembro.

Sua obra traz expressões marcantes, incorporando nos textos e imagens, experiências pessoais e cotidianas que inspiram as jornadas de seus personagens.

“É uma reflexão sobre o utilitarismo da vida, sobre o capitalismo e símbolos de feminilidade, entremeados de conversas com a minha avó e o que eu aprendi conversando com ela”, detalhou.

Inspiração e Criação

O surgimento da ideia para a criação do quadrinho ocorreu há dois anos, durante o isolamento no período de pandemia da Covid-19.

A artista paraense, contou que se viu enfrentando o aniversário sozinha, partindo daí a vontade de comprar flores, como forma de lidar com a frustração.

Trecho do livro "Quase Tudo São Flores"

Karipola

O gesto a teria feito se confrontar sobre suas próprias convicções passadas e o real significado das flores. Para a produção do material, Karipola conta que chegou a dedicar 14 horas diárias, entre correções e adaptações.

"O processo de transformação de 'Quase Tudo São Flores' de um esboço para a realidade durou seis meses intensivos, uma verdadeira maratona, precisei ajustar meu tempo de trabalho para aprimorar a qualidade do processo criativo", revelou.

A narrativa do quadrinho também reflete a vivência única da paraense na Amazônia, destacando sua conexão com a natureza e suas raízes culturais.

Plantas, curas tradicionais e elementos da cultura paraense entrelaçam-se na trama, proporcionando uma experiência diferenciada aos leitores.

A artista paraense é reconhecida internacionalmente no universo das ilustrações e quadrinhos, já ministrou aulas em parceria com a Faber-Castell e contribuiu com ilustrações para publicações em revistas como a Superinteressante e a Revista Cláudia.

Quadrinho "Quase tudo são flores"

Karipola

Lançamento em Belém

Dia 7 de dezembro

A autora estará presente na Livraria Travessia, a partir das 18h30.

Endereço: Av. Alcindo Cacela, nº 1404.

Dia 9 de dezembro

A paraense marcará presença no evento “Feira Trama”, do bar Quinthales, a partir das 15h30. Endereço: Rua Dr. Américo Santa Rosa, nº 142.

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO