Celular Seguro: serviço do governo para inibir roubos bloqueou mais de 4,3 mil aparelhos em uma semana
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SP lidera o número de alertas por estado, com 1.125 ocorrências até esta quarta-feira (27), diz Ministério da Justiça. Quase 1 milhão de brasileiros já fizeram cadastro na plataforma. Versão do Celular Seguro para Android
Reprodução Uma semana após ser lançado, o programa Celular Seguro já bloqueou 4.349 aparelhos roubados, furtados ou perdidos, segundo dados compartilhados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pedido do g1. O órgão lançou o programa no dia 19 deste mês para facilitar o bloqueio de celulares roubados e, assim, inibir esse tipo de crime, que tem crescido no Brasil. No ranking por estado, São Paulo lidera o número de alertas de bloqueio, com 1.125 ocorrências até o final da manhã desta quarta-feira (27). Em seguida estão o Rio de Janeiro (494); Pernambuco (324); Bahia (308) e Minas Gerais (287). Desde o lançamento do Celular Seguro, o programa nacional teve inscrições de: 579.883 celulares; 797.353 Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs); e 528.836 pessoas de confiança. O recurso, disponível em site e aplicativo, é uma 'ponte' para acionar a operadora do celular para bloquear a linha e bancos para impedir o acesso indevido a aplicativos e contas bancárias. Celular Seguro: programa terá desafios para cumprir finalidade Como funciona o Celular Seguro Com o Celular Seguro, quem tiver o celular roubado, furtado ou perdido poderá avisar de uma só vez várias instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos. O governo federal também prevê ampliar a parceria com operadoras de celular para bloquear o chip – e não apenas o celular – e impedir o recebimento de mensagens de texto que permitem recuperar senhas de redes sociais, por exemplo. O usuário deve preencher um cadastro e usar o perfil gov.br. Caso haja perda ou roubo do celular, a ocorrência deve ser comunicada. É possível registrar 'pessoas de confiança'. Veja passo a passo. Para que esse aviso seja enviado, é preciso registrar uma ocorrência no aplicativo. Mas não há garantia de bloqueio imediato. Há operadoras que dão prazo de um dia útil, e bancos falam em até meia hora.FONTE: G1 Globo