Como escolher uma senha segura

17 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Hacker Walter Delgatti disse que, entre as senhas do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estavam '123mudar' e '12345', que aparecem entre as mais comuns em vazamentos de dados. É possível seguir cinco dicas para proteger a conta. A escolha das senhas é um passo importante para dificultar o surgimento de problemas no mundo digital.

Reprodução

O hacker Walter Delgatti disse nesta quinta-feira (17) à CPI dos Atos Golpistas que as senhas usadas no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) eram "123mudar", "CNJ123" e "12345". A fala chamou atenção pela suposta facilidade para acessar ambientes que deveriam estar protegidos.

A sequência numérica "12345" foi a 4ª senha mais encontrada em vazamentos de dados de usuários no Brasil em 2022, enquanto "123mudar" aparece na 21ª posição. O levantamento foi feito pelo serviço de gerenciamento de senhas NordPass.

A escolha de uma senha forte é um dos principais fatores para proteger celular e computador, bem como redes sociais ou contas usadas no trabalho. Confira abaixo como criar uma senha segura e proteger suas contas.

Crie senhas longas, que são mais difíceis de serem adivinhadas por tentativa e erro – uma dica é usar truques para criar senhas mais criativas, como pequenos trechos de frases ou músicas importantes para você;

Use letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais, como @ e $;

Não use a mesma senha em vários sites ou aplicativos;

Use um gerenciador de senhas, que permite armazenar as credenciais com segurança -- o navegador Google Chrome e o aplicativo Microsoft Autenthicator são alguns dos que oferecem essa ferramenta.

Quando possível, ative a proteção de dois fatores em sua conta – assim, mesmo que alguém descubra a sua senha, será preciso inserir outro código, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou um aplicativo de autenticação que você escolher.

LEIA TAMBÉM:

Saiba como usar um gerenciador de senhas

Como proteger o WhatsApp em caso de roubo ou perda do celular

Segurança da informação tem salário de R$ 38 mil, mas não encontra profissionais; veja como entrar

VÍDEO: Como criar uma senha forte?


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO