Como identificar um aplicativo falso no Android e no iPhone?

07 out 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Sistemas do Google e da Apple tem várias camadas de segurança, mas alguns aplicativos escapam dessas barreiras. Para evitar baixar ferramentas maliciosas, é possível verificar algumas informações na Play Store e na App Store. Play Store, loja de aplicativos do Google

Reprodução

O Android e o iOS têm várias camadas de segurança, mas podem deixar escapar alguns aplicativos maliciosos, também chamados de aplicativos falsos. Esses serviços se disfarçam de ferramentas legítimas, mas é possível identificar suspeitas antes de baixá-los.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A principal dica para evitar um aplicativo falso é fazer downloads somente na loja oficial do sistema operacional do celular: a Play Store, no Android, e a App Store, no iPhone (iOS). As lojas não-oficiais têm níveis de segurança menores.

A loja de aplicativos da Apple costuma oferecer mais proteção, mas não está imune aos aplicativos maliciosos. A Meta, dona do Facebook, afirmou ter identificado em 2022 cerca de 400 aplicativos ilegítimos para Android e iOS que tinham o objetivo de roubar senhas dos usuários.

Como saber quais dados seus aplicativos estão coletando?

Como descobrir o queo Google sabe sobre você?

As páginas dos aplicativos nas lojas de Google e Apple apresentam algumas informações que podem indicar se a ferramenta é legítima ou não.

Como identificar um aplicativo falso?

1) Verifique o desenvolvedor do aplicativo

Na Play Store e na App Store, a informação sobre o desenvolvedor aparece logo abaixo do nome do aplicativo. Em geral, esse espaço informa qual é a empresa responsável pelo serviço, como o banco que administra um app para acessar a conta corrente.

Se o nome desenvolvedor não tiver relação com a marca do aplicativo, é possível desconfiar que se trata de um aplicativo falso. Vale lembrar que, em alguns casos, o nome da empresa de informática que desenvolveu o aplicativo é exibido no lugar da empresa.

Veja onde conferir o desenvolvedor dos aplicativos na Play Store

Reprodução

2) Verifique o contato do desenvolvedor

A seção "Contato do desenvolvedor" na página do aplicativo na Play Store mostra o e-mail e o site da empresa que criou o aplicativo. Na App Store, há o link chamado "Site dos desenvolvedores". É importante que esses dados sejam condizentes com o desenvolvedor.

No caso de aplicativos de governo, por exemplo, a maioria deles está registrada em e-mails com final ".gov.br" e ".jus.br".

E-mail de cadastro do aplicativo pode ajudar a encontrar um app oficial

.Reprodução

3) Veja a data de lançamento do aplicativo

A seção "Sobre este app" na Play Store mostra detalhes sobre a data de publicação do aplicativo. Em geral, um aplicativo presente há muito tempo na loja é mais confiáveis do que um lançado há pouco tempo.

Ao mesmo tempo, desconfie de aplicativos antigos que usam o nome de ferramentas que surgiram recentemente, como um serviço criado pelo governo. Neste caso, o app pode ter mudado de nome na loja na tentativa de atrair vítimas.

Datas de cadastro e atualização do aplicativo podem ajudar a identificar um app legítimo

Reprodução

4) Confira as avaliações do aplicativo

As avaliações que usuários deixam sobre aplicativos podem ser úteis para identificar a legitimidade dessas ferramentas. Além da quantidade de estrelas, é importante ler alguns comentários e avaliar se vale a pena fazer o download.

Lembre-se que alguns apps maliciosos contam com avaliações falsas feitas para atrair confiança e fazer outras pessoas baixarem o serviço. Por isso, tente identificar também se esses comentários realmente foram escritos por humanos.

Como saber quais dados seus aplicativos estão coletando?

Initial plugin text

Entenda as permissões que alguns aplicativos pedem no Android

Entenda as permissões que alguns aplicativos pedem no Android


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM