Conheça o brasileiro que ganhou sorteio para ir ao espaço: ‘Não é só para bilionários’

10 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Engenheiro Victor Hespanha foi sorteado após fazer um investimento de R$ 4 mil. Ele será o segundo brasileiro a ir ao espaço, depois apenas de Marcos Pontes, que é astronauta profissional. O engenheiro de produção de BH Victor Correa Hespanha, de 28 anos, foi sorteado para viajar pelo espaço

Arquivo pessoal

"Estou ansioso para realizar este sonho de infância, vai ser um marco na minha vida. Parece que estou vivendo em um filme, a ficha não caiu".

A declaração é do engenheiro de produção Victor Hespanha, de 28 anos, que passou a infância assistindo a filmes de astronauta, espaços, foguetes e olhando para o céu de Belo Horizonte, onde vive, desejando passear por lá um dia.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Morador de BH vai ser o primeiro brasileiro civil a entrar em órbita

Agora este dia está prestes a chegar. Ele foi sorteado para o voo da Blue Origin, empresa de turismo espacial, pela Crypto Space Agency (CSA), após comprar pela primeira vez um NFT, usando criptomoedas, e será um dos seis passageiros da viagem (veja quem são os outros passageiros mais abaixo).

A empresa publicou a lista dos tripulantes nesta segunda-feira (9).

LEIA TAMBÉM

Brasileiro participará da próxima viagem espacial da Blue Origin, de Jeff Bezos

Sabe tudo sobre a nova corrida espacial? Faça o teste e descubra

Passageiros da próxima missão espacial da Blue Origin, de Jeff Bezos

Divulgação/Blue Origin

Hespanha é morador do bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital mineira, e poderá participar da missão NS-21. Com a proeza, ele será o segundo brasileiro a viajar ao espaço – até então, apenas o astronauta profissional Marcos Pontes, que foi à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006, já tinha feito o mesmo.

"Sei de poucos detalhes, mas é uma viagem de 11 minutos, 5 deles na gravidade zero. A gente vai sair da linha da atmosfera e flutuar por 5 minutos em uma cápsula em altíssima velocidade. Pelos vídeos que vi, a "janela" é grande, vai dar para ver muita coisa", conta o engenheiro.

Ele investiu cerca de R$ 4 mil em NFT. E brinca que conseguiu uma oportunidade que antes achava que seria só "para bilionários":

"É assustador também, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário".

A data da viagem ainda não foi divulgada pela Blue Origin.

'Minha mãe chorou achando que eu vou morrer'

Victor disse ao g1 Minas que a família e os amigos estão incrédulos. Sua mãe chorou quando soube da notícia.

"Quando meus pais souberam ficaram incrédulos, meus amigos também. Minha mãe chorou achando que eu ia morrer, depois achou que eu ia para a lua, mas expliquei para ela que não era nada disso e rimos. Todos ficaram felizes pela oportunidade que vou ter", disse o engenheiro.

Entenda a diferença entre voo orbital e voo suborbital

G1

Entenda o sorteio

A CSA, que pagou pela passagem, é uma empresa que diz ter a missão de unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas.

Em 25 de abril de 2022, ela colocou 5.555 NFTs à disposição do público e disse que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço. Em 30 de abril, a empresa fez um sorteio e selecionou o brasileiro, que comprou o item para diversificar seus investimentos.

"Eu comprei pensando no potencial de valorização", disse Hespanha.

Blue Origin, de Jeff Bezos, realizou quarta missão espacial tripulada em março de 2022

Outros passageiros da NS-21

Além do belo-horizontino, uma das passageiras é a mexicana Katya Echazarreta, que tem um canal no YouTube e apresenta séries de televisão que buscam oferecer inspiração para mulheres e outras minorias interessadas em ciências. Ela será a primeira mulher mexicana a ir ao espaço.

O engenheiro e investidor Evan Dick fará o trajeto pela segunda vez. Ele estava na missão NS-19, que também levou ao espaço Laura Shepard, filha do astronauta Alan Shepard, que é homenageado no nome do foguete.

A próxima viagem da Blue Origin também terá como passageiros Hamish Harding, presidente da empresa de jatos executivos Action Aviation; Jaison Robinson, fundador da empresa imobiliária JJM Investments; e Victor Vescovo, cofundador da empresa de investimentos Insight Equity.

Voos tripulados da Blue Origin

A empresa de turismo espacial de Bezos realizou 20 viagens ao espaço, mas apenas quatro tiveram passageiros. Em julho de 2021, o empresário participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.

Jeff Bezos no espaço: Veja os melhores momentos do voo e entenda o caso

Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série "Jornada nas estrelas" ("Star trek") finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.

Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço.

A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.

Veja os melhores momentos da viagem de William Shatner, o 'Capitão Kirk', ao espaço

Diferenças entre as naves da SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic

Arte G1

Veja os vídeos mais assistidos no g1 Minas nesta semana:



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO