Defesa Civil usará WhatsApp para enviar alertas de desastres

01 jul 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Canal estará disponível em até 60 dias, mas população já pode enviar mensagens para se cadastrar. Serviço enviará avisos sobre perigo em regiões de interesse dos usuários e dicas para se proteger. Blog mostra o que fazer caso o WhatsApp não consiga receber e enviar informações pelo Wi-Fi.

REUTERS/Thomas White

O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou nesta quarta-feira (29) que a Defesa Civil vai usar o WhatsApp para enviar alertas sobre desastres. Segundo o governo federal, o serviço estará disponível para a população em até 60 dias.

Os usuários interessados em receber avisos pelo aplicativo já podem enviar uma mensagem de "oi" para o número +55 (61) 2034-4611 e começar a interagir para se cadastrar.

Na conversa, é possível compartilhar a localização atual ou qualquer outra para receber avisos sobre a região. O canal também será usado para enviar dicas de proteção, as melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e alertas ativos em outros estados.

WhatsApp lança assistente virtual do TSE para tirar dúvidas sobre eleições; veja como utilizar

O número é um chatbot da Defesa Civil Nacional, isto é, uma espécie de robô que faz um atendimento automático. Assim que o serviço de alertas estiver funcionando, as pessoas cadastrados serão informadas pelo WhatsApp.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o WhatsApp e a empresa de atendimento digital Robbu. O Ministério do Desenvolvimento Regional firmou um Acordo de Cooperação Técnica para dar continuidade à iniciativa.

A comunicação pelo WhatsApp vai se juntar a SMS, Telegram, TV por assinatura e Google, também usados para comunicar desastres.

O diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, disse que será a primeira vez que um sistema de defesa civil enviará alertas pelo aplicativo de forma permanente.

"O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos e comunidades próximas da Defesa Civil para coordenação e aviso. O que faremos agora é elevar esse uso do WhatsApp para um outro patamar, através de uma conta verificada que dá segurança às pessoas de que estão falando com a Defesa Civil", afirmou.

Saiba como se proteger de golpes no WhatsApp

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM