Gabriel O Pensador se atualiza com ‘Antídoto pra todo tipo de veneno’ sem anular a personalidade

20 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Rapper carioca prega coragem com Black Alien, exalta skatista cadeirante, pega a onda do reggae com surfista havaiano e atinge ponto alto com 'Topo do mundo / Fundo do poço' no primeiro álbum em 11 anos. Capa do álbum 'Antídoto pra todo tipo de veneno', de Gabriel O Pensador

Divulgação

Resenha de álbum

Título: Antídoto pra todo tipo de veneno

Artista: Gabriel O Pensador

Edição: Edição independente do artista

Cotação: ★ ★ ★ 1/2

♪ “[...] Bem seguro que ninguém seguraria e nem segura esse moleque que ainda mora no meu peito / Vou seguindo desse jeito / Que inspirou muito moleque a fazer rap como eu faço / E até hoje quando eu faço rap o meu braço arrepia / 30 anos não são 30 dias”, gaba-se Gabriel O Pensador nas rimas finais de Profecia, parceria do rapper com Marcelo Ítalo Silva Freitas, o Dree Beatmaker.

Profecia é a primeira das 12 faixas do primeiro álbum do Pensador em 11 anos, Antídoto pra todo tipo de veneno, sucessor de Sem crise (2012).

Quando ressalta no verso de Profecia que “30 anos não são 30 dias”, o artista se refere à idade do primeiro álbum, Gabriel O Pensador (1993), lançado há três décadas. Em 1993, um ano após ter invadido as rádios em 1992 com o rap Tô feliz (Matei o presidente) e ser contratado na sequência pela Sony Music, o som do carioca Gabriel Contino soou como novidade para garotos (geralmente de classe média) que ouviam nas rádios os discos promovidos por gravadoras multinacionais.

Contudo, naquele ano de 1993, já havia a dupla Thaíde & DJ Hum e já havia o grupo Racionais MC's, pioneiros da cultura hip hop no Brasil na década de 1980. Só que, em um país ainda sem internet, o rap desses artistas independentes, vindos das periferias paulistanas, ecoava somente em determinados pontos da cidade de São Paulo (SP), fazendo a cabeça de jovens geralmente pobres e pretos.

Hábil nas rimas, Gabriel O Pensador era de outro mundo – um jovem branco de classe média alta – e de outra corrente, mas mostrou desde sempre forte consciência social que reverbera após 30 anos no álbum Antídoto pra todo tipo de veneno, anunciado em agosto com Cachimbo da paz II, single que juntou o Pensador com Lulu Santos e Xamã na sequência da música de 1997.

Gravado com produção musical orquestrada por Kevin Ribas Afonso (do Malibu Studios) – com colaborações de produtores e/ou DJs como André Gomes, DJ Caíque, Dree Beatmaker, Papatinho e Sam The Kid – e lançado de forma independente na sexta-feira, 15 de setembro, o disco cumpre a função de conectar Gabriel O Pensador com sonoridades mais atuais como o boom bap e o trap. E com nomes da nova geração do rap, como Sant, com quem O Pensador vocifera em Boca seca contra o vazio dos tempos artificiais.

Faixa de estética sombria, Ultimamente – parceria do Pensador com Kevin – sobressai na safra do disco, inclusive pela letra que perfila mundo de aura punk. Rapper da linha paz, amor e saúde, atualmente com 49 anos, Gabriel O Pensador remexe em feridas sociais sem pesar a mão no álbum.

Faixa sobre coragem, Nunca tenha medo cai no discurso motivacional, dividido com Gustavo Black Alien, rapper parceiro do Pensador na faixa, também assinada por Dree Beatmaker.

Parceria do Pensador com o gaúcho good vibes Armadinho, Liberdade se espraia na cadência do reggae enquanto Burn babylon (Gabriel O Pensador e Papatinho) espalha fagulhas na levada do ragga em gravação que junta Pensador com Helio Bentes, voz do grupo carioca de reggae Ponto de Equilíbrio.

Obrigado mar por tudo isso também dá na praia do reggae, tirando onda com certo peso e com a voz do surfista havaiano Makua Rothman. Também cantor e compositor, Makua assina a música com o Pensador e dá voz em inglês aos versos que lhe cabem na gravação.

Do nada (Gabriel O Pensador e Dree Beatmaker) é rap introduzido com certa bossa no toque da guitarra de Fernando Magalhães em cadência suave que se harmoniza com as rimas afiadas do Pensador.

Rap dedicado a Michael Batista, o Mike do Skate, skatista cadeirante popular na Favela da Rocinha, Firme e forte tem versos escritos na primeira pessoa e reitera a habilidade do Pensador para rimar com fluência.

Giro (Gabriel O Pensador e Sam The Kid) prega força e coragem em álbum que termina grandioso com Topo do mundo / Fundo do poço com a produção musical e o arranjo épico de Carlos Henrique Benigno, o DJ Caíque, parceiro do Pensador no tema que versa sobre a ansiedade que faz do topo o fundo do poço na inversão de valores que rege o mundo pautado por glórias efêmeras.

Ponto mais alto do álbum Antídoto pra todo tipo de veneno, Topo do mundo / Fundo do moço mostra, em gravação de quase cinco minutos, que, após 30 anos, um moleque ainda mora no peito de Gabriel Contino, importante pensador do hip hop brasileiro.

Gabriel O Pensador lança 'Antídoto pra todo tipo de veneno', primeiro álbum do rapper carioca desde 'Sem crise' (2012), disco lançado há 11 anos

Divulgação


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO