Greve de atores em Hollywood: prazo para negociação com estúdios acaba nesta sexta-feira

30 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Disney, Netflix e outros estúdios de cinema e TV tentam chegar a um acordo com o sindicato de atores para evitar uma greve trabalhista. Empresas já lidam com paralização de roteiristas. Cartaz na greve dos roteiristas de Hollywood diz: "A inteligência artificial não tem alma"

Getty Images

A Netflix , a Walt Disney Company e outros grandes estúdios de cinema e televisão de Hollywood estão correndo contra o prazo da meia-noite desta sexta-feira para chegar a um acordo com o sindicato de atores SAG-AFTRA e evitar uma segunda greve trabalhista.

Estrelas da indústria, incluindo Jennifer Lawrence e Meryl Streep, em uma carta à liderança sindical nesta semana, disseram que estavam prontas para abandonar o trabalho se os negociadores não puderem chegar a um "acordo transformador" sobre salário base mais alto e salvaguardas em torno do uso de inteligência artificial (IA).

A carta veio depois que os negociadores sindicais divulgaram um vídeo dizendo que suas discussões foram "extremamente produtivas", um possível sinal de que um acordo estava próximo.

Uma greve da SAG-AFTRA, que representa 160 mil atores, aumentaria a pressão sobre os estúdios de Hollywood, que já enfrentam uma paralisação de quase dois meses por parte do sindicato de roteiristas Writers Guild of America (WGA).

G1 Explica: Greve de roteiristas

A paralisação de 11.500 roteiristas interrompeu uma grande parte da produção televisiva e atrasou as filmagens de filmes como "Thunderbolts" e "Blade" da Marvel. Qualquer filmagem em andamento teria que ser interrompida se os atores também entrarem em greve.

Os líderes do SAG-AFTRA e do WGA dizem que a indústria do entretenimento mudou drasticamente com o surgimento do streaming e o surgimento de novas tecnologias, como a IA generativa, que eles temem que possa ser usada para escrever roteiros ou criar atores digitais.

Alguns atores falaram publicamente sobre seu apoio a uma paralisação. Phoebe Waller-Bridge, estrela do novo filme "Indiana Jones", observou que já estava em greve como membro do WGA, o sindicato dos roteiristas.

"Estou na ponta da cadeira esperando que o SAG siga o exemplo e se levante em apoio aos roteiristas, e realmente espero que possamos resolver isso", disse Waller-Bridge em entrevista à Reuters na estreia de "Indiana Jones" em Londres.

O SAG-AFTRA já votou para dar a seus líderes a autoridade para chamar uma paralisação se as negociações forem interrompidas antes que o contrato expire na noite desta sexta-feira.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO