Grupo Sabuká Kariri-Xocó expõe ‘Sabedoria ancestral’ em EP editado no rastro da valorização da produção musical indígena

25 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Grupo indígena Sabuká Kariri-Xocó lança o EP 'Sabedoria ancestral / Subatekié xatoken' na sexta-feira, 27 de setembro, com seis temas

Divulgação

♪ Antes invisíveis no mercado fonográfico, os cantores e grupos musicais indígenas começam a mostrar cada vez mais as caras, as vozes, os sons e as composições autorais. É no rastro desse movimento de valorização da produção musical indígena que o grupo Sabuká Kariri-Xocó lança na sexta-feira, 27 de outubro, o EP Sabedoria ancestral.

Como exposto na capa do disco, Sabedoria ancestral significa Subatekié xatoken no idioma Dzubukuá, língua falada por esse povo originário.

Com seis faixas que conciliam as duas línguas, o disco Sabedoria ancestral / Subatekié xatoken foi gravado na aldeia dos indígenas – dentro de mata situada em Porto Real do Colégio, na fronteira entre os estados de Sergipe e Alagoas – e em estúdio da cidade de São Paulo (SP).

Primeiro lançamento do selo fonográfico Aláfia Cultural, o EP Sabedoria ancestral / Subatekié xatoken foi gravado sob direção musical de Yuri Queiroga e do Cacique-Pajé Pawanã Crody, sob supervisão geral da artista sergipana Eloá.

Com capa que expõe arte criada pelo artista visual e ilustrador Kadu Tapuya, o EP Sabedoria ancestral / Subatekié xatoken traz os registros dos temas Marã Sabuká (Guerreiro Sabuká), Ery dé Subatekié xatoken (Minha mãe sabedoria ancestral), Hêya hê hêya oua (Verdade justa verdade nos vamos), Buibú aiby toré wonhé (O maracá para o toré cantar), Ou lerê a lá rá (Vai a essência da voz na terra) e Wonhé wyrápi (Canta passarinho).

Capa do EP 'Sabedoria ancestral / Subatekié xatoken', do grupo indígena Sabuká Kariri-Xocó

Arte de Kadu Tapuya


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO