Inteligência artificial: G7 vai criar código de conduta para empresas que desenvolvem a tecnologia, diz agência

29 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Documento será apresentado na segunda-feira (30) e aponta preocupações para aumentar a privacidade e reduzir os riscos com segurança. Tela de computador

Reprodução

O G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, vai realizar na próxima segunda-feira (30) um acordo sobre o código de conduta para empresas que desenvolvem sistemas avançados de inteligência artificial.

Formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá, o documento do G7 mostra que os governos buscam reduzir os riscos e o potencial uso indevido da tecnologia.

Segundo a Reuters, no documento que será apresentado, o código de conduta voluntário vai estabelecer um marco na forma como os principais países governam a IA, em meio a preocupações com a privacidade e riscos de segurança.

Para cientistas, as empresas então numa corrida tecnológica que nem seus criadores são mais capazes de controlar esse avanço.

Uma das provas desse avanço com a IA é o ChatGPT. Você pergunta o que quiser para ele e, para responder, ele se alimenta de textos que estão publicados na internet.

O curioso é que o sistema já se dá melhor em testes do que a maioria dos humanos e parece mesmo que você está falando com uma pessoa. Como, por exemplo, quando perguntam quais são os riscos que o robô impõe à sociedade.

O ChatGPT aproximou a inteligência artificial do usuário comum.

GETTY IMAGES

Cúpula do G7 em Hiroshima

Reunião GR

Divulgação / G7

Em maio deste ano, os chefes de Estado dos países do G7 se reuniram na cidade Hiroshima, no Japão.

O grupo tratou de assuntos como a mudança no clima, risco de faltar comida, transição energética, guerra e paz.

O Brasil participou como convidado no encontro.

Inteligência artificial: entenda por que cientistas estão preocupados com avanço rápido da tecnologia


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO