João Guilherme, Sandy & Junior, Wanessa Camargo e mais: quem são os nepo babies do sertanejo brasileiro

02 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Termo criado nos Estados Unidos se refere a filhos de pessoas famosas e bem sucedidas que trilharam caminhos parecidos com os pais. João Guilherme, Zé Felipe, Sandy, Júnior... Na esteira do sucesso dos pais, muitos filhos de sertanejos seguiram no mundo da música e trilharam a própria carreira de sucesso — não necessariamente cantando o mesmo ritmo dos pais.

Ainda que não sejam mais crianças, eles um dia foram os "napo babies" do sertanejo. O termo, que já virou trend nas redes sociais e no noticiário internacional, vem da junção das palavras "nepotismo", usada na política em casos de favorecimentos de parentes em cargos públicos; e babies, de bebês. Ou seja: pessoas famosas e bem-sucedidas que são filhos ou parentes de outras pessoas famosas e bem-sucedidas, o que não é algo novo.

💭Contexto... Em dezembro de 2022, a revista americana "Vulture" publicou um artigo intitulado "How a Nepo Baby Is Born" (como nasce um bebê nepo, em tradução do inglês). A revista New York Magazine, do mesmo grupo, também falou sobre o "nepo-baby boom de Hollywood" na época. Foi aí que a discussão começou a ganhar corpo (leia mais ao fim deste texto).

❗Entenda! Como explicado por Sérgio Nogueira, professor de português, nepotismo vem do latim nepote, que significa "sobrinho". A expressão remonta do século XV, quando alguns papas favoreciam seus parentes com cargos importantes.

É claro que, diferentemente do nepotismo político, não há nada de antiético ou mesmo ilegal em os pais sertanejos darem um empurrãozinho na carreira dos filhos. A seguir, conheça alguns "nepo babies" do mundo sertanejo:

João Guilherme: o ator e cantor de 21 anos é filho caçula de Leonardo. Ele já namorou as atrizes Larissa Manoela e Jade Picon.

João Guilherme na segunda noite do The Town

Celso Tavares/g1

Zé Felipe: também é filho de Leonardo e, assim como o pai, seguiu os passos na música. Tem 25 anos e é casado com a influenciadora Virgínia.

Zé Felipe, Amado Batista, Bruno & Barreto, Felipe Araújo e Frejat se apresentam nesta semana em Matias Barbosa, Miraí e região

Divulgação

Sandy e Junior: os dois filhos de Xororó, hoje com 40 e 39 anos, respectivamente, fazem sucesso desde criança, quando despontaram como uma dupla. Primeiro, eles entoavam hits sertanejos, que depois viraram para o pop. A Dupla se separou em 2007, mas ambos seguiram na música com carreira solo.

Em clima de despedida, Sandy e Junior encerram turnê com show para 100 mil pessoas no Rio

Marcos Serra Lima/G1

Wanessa Camargo: é filha de Zezé Di Camargo e tem 40 anos. Começou cantando ainda adolescente, sempre com hits pop.

Wanessa Camargo

Hyan Pereira / Divulgação

Gabriel Sater: filho de Almir Sater, seguiu os passos do pai na cantoria e na viola. Hoje com 41 anos, já arriscou também como ator ao viver o Trindade no remake de "Pantanal" (Globo, 2022), o mesmo personagem que o pai interpretou quando a trama original foi ao ar, em 1990 pela extinta Rede Manchete.

Nepo babies gringos

O site criado por Gwyneth Paltrow foi alvo de polêmicas por promover terapias sem base científica

Reprodução/Instagram/Goop

Depois que a mídia internacional começou a falar sobre o assunto — ainda que não fosse, necessariamente, em tom de crítica —, famosos, filhos ou pais de outros famosos, se defenderam.

Gwyneth Paltrow, que é filha do diretor Bruce Paltrow e da atriz Blythe Danner, disse que o termo era feio ao falar sobre as expectativas de fãs sobre sua filha com o cantor Chris Martin. Apple tem 19 anos e é considerada uma "it girl". "Não há nada de errado em fazer ou querer fazer o que seus pais fazem", disse ela.

Tom Hanks também criticou o termo, dizendo que isso é um negócio de família. "Isso é o que temos feito desde sempre. É onde todos os nossos filhos cresceram. Se fôssemos uma empresa de fornecimento de encanamento ou se administrássemos a floricultura na mesma rua, toda a família estaria investindo tempo em algum momento, mesmo que fosse apenas o estoque no final do ano."


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO