Kenneth Anger, ícone no cinema de vanguarda, morre aos 96 anos

25 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Cineasta experimental, Anger fez filmes como o curta 'Scorpio Rising' e 'Fireworks'. Ele influenciou diretores como Martin Scorsese e David Lynch. Kenneth Anger, pioneiro do cinema de vanguarda, morre aos 96 anos

Reprodução/Twitter/@SpruethMagers

Kenneth Anger, pioneiro no cinema de vanguarda, morreu aos 96 anos. A informação foi confirmada por seu agente, Spencer Glesby, à Associated Press nesta quarta-feira (24). Anger morreu de causas naturais no dia 11 de maio, em Yucca Valley, na Califórnia.

O cineasta se tornou uma figura celebrada ao desafiar tabus sexuais e religiosos em curta-metragens como "Fireworks", de 1947, e "Scorpio Rising", de 1963.

Ele também escreveu "Hollywood Babylon", um livro que virou um falso documentário em que detalhava supostos escândalos sexuais de artistas como Marilyn Monroe, Judy Garland e Charlie Chaplin. O livro foi desacreditado e banido dos Estados Unidos pouco tempo depois de sua publicação.

A morte também foi confirmada pela galeria de arte Sprüeth Magers, que o representa. "Kenneth foi um pioneiro. Seu gênio cinematográfico e sua influência viverão e continuarão a transformar todos aqueles que encontrarem seus filmes, palavras e visão", escreveu em um comunicado.

Com suas técnicas e ousadia, ele influenciou nomes como Martin Scorsese, David Lynch, e as bandas The Clash, Sex Pistols e Rolling Stones.

Nascido em 1927, em Santa Mônica, na Califórnia, Anger produziu seu primeiro filme aos 10 anos de idade. Foram mais de 30 curtas-metragens entre 1937 e 2013.

Conhecido por ser um dos primeiros cineastas abertamente gay, ele ganhou notoriedade ao explorar temas eróticos e abordar a homossexualidade. Anger chegou a ser levado ao tribunal por causa do filme homoerótico em "Fireworks", sob a acusação de obscenidade.

O filme foi feito na casa onde ele passou sua infância em Beverly Hills, em um fim de semana em que seus pais estavam fora, e ficou conhecido como o primeiro filme narrativo gay produzido nos Estados Unidos.

No comunicado anunciando sua morte, a galeria Sprüeth Magers ainda diz: "Anger considerava a projeção cinematográfica um ritual psicossocial capaz de liberar energias físicas e emocionais. O artista via o cinema como nada menos que um meio espiritual, um transmissor de uma alquimia espetacular que transforma o espectador."


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO