Ministério da Justiça questiona Uber e 99 por cancelamentos de viagens

28 jun 2022
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Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao ministério, quer mais detalhes sobre a política dos aplicativos para cancelamentos e o funcionamento dos canais de reclamações. Uber e 99

Divulgação

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a Uber e a 99 por conta de cancelamentos de viagens que estariam sendo realizados com frequência por motoristas das plataformas.

Em comunicado, a Senacon explicou que pretende obter mais detalhes sobre a política dos aplicativos para cancelamentos de viagens e o funcionamento de canais de reclamações.

A secretaria também busca esclarecer se há punições para eventuais irregularidades cometidas por motoristas parceiros das empresas.

O órgão afirmou que "as supostas práticas têm sido noticiadas pela imprensa" e disse ter identificado demandas de clientes sobre problemas ligados ao não fornecimento do serviço, bem como a cobranças indevidas e a dificuldades no reembolso.

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A Senacon informou que a notificação para a Uber e a 99 foi emitida na última segunda-feira (20). O documento estabelece um prazo de 10 dias para as empresas prestarem informações.

Em nota, a Uber afirmou que irá responder todos os esclarecimentos solicitados pela Secretaria Nacional do Consumidor no prazo estabelecido pelo órgão.

"Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgam necessário. Cancelamentos excessivos, porém, representam abuso do recurso e configuram violação ao Código da Comunidade por mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas", ressaltou a empresa.

A 99 afirmou que até o momento não recebeu a notificação da Senacon.


FONTE: G1 Globo


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