Paulo Debétio, compositor e produtor de hits da MPB e do sertanejo, morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

19 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Autor de sucessos como 'Nuvem de lágrimas', 'Pelo amor de Deus' e 'Tieta' deixa obra que abarcava sambas, baladas, boleros e guarânias. ♪ OBITUÁRIO – Guarânia que em 1989 abriu as portas para a música sertaneja nas rádios FMs do Rio de Janeiro (RJ), então refratárias ao gênero, Nuvem de lágrimas é o maior sucesso do compositor pernambucano Paulo Debétio (1º de março de 1946 – 19 de junho de 2013), mas não o único.

Em parceria com Paulinho Resende, coautor da guarânia lançada por Fafá de Belém em gravação feita com Chitãozinho & Xororó, Debétio muitas vezes acertou o gosto popular como compositor, produtor musical e diretor artístico de gravadoras como a PolyGram.

Morto hoje aos 77 anos em hospital do Rio de Janeiro (RJ), onde se internara ontem, 18 de junho, por estar com falta de ar, Debétio contribuiu para a carreira de muitos cantores. Emílio Santiago (1946 – 2013), por exemplo, tinha mais prestígio do que popularidade quanto estourou em 1982 com o samba Pelo amor de Deus, outra parceria de Debétio com Paulinho Resende.

Nascido em Poção, distrito de Pesqueira (PE), o artista foi também cantor e músico, mas é sobretudo como compositor que fica na história da música brasileira.

No mesmo ano de 1989 que Fafá emplacou a guarânia Nuvem de lágrimas, Simone fez sucesso com a canção Uma nova mulher e Luiz Caldas estourou com Tieta, tema de abertura da novela homônima, assinado por Debétio com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então o executivo que comandava a produção artística TV Globo.

Revelado como compositor em 1971, Debétio compôs com Paulinho Resende baladas, sambas, guarânias e boleros, tendo sido nome recorrente nas fichas técnicas de astros sertanejos como Chitãozinho & Xororó – dupla que gravou músicas como Somos assim (1991), Perigosas emoções (1991), Confidências (1992, mas gravada pelos irmãos em 1993) e Meninos passarinhos (1994) – e Gian & Giovani.

O compositor também teve músicas gravadas por Agepê (1943 – 1995), Alcione, Jair Rodrigues (1939 – 2014), Elymar Santos – para quem forneceu o sucesso Dez a dez (1993) – e Wando (1945 – 2012), entre muitos outros cantores.

Paulo Debétio refutava o rótulo brega, muitas vezes imposto pelos críticos ao cancioneiro do artista. Argumentava que tinha somente música boa e música ruim. Sob o prisma do sucesso e da aprovação popular, é justo reconhecer que Paulo Debétio deixa algumas músicas boas que transcendem a existência terrena do compositor.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO