Pesquisadores da Ufes desenvolvem prótese robótica com tecnologia avançada para amputados no ES

13 fev 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Projeto está em fase de testes e tem o objetivo de recuperar a mobilidade e melhorar a qualidade de vida de pessoas que passaram por amputação transfemoral, ou de coxa, como é conhecida. Pesquisadores da Ufes desenvolvem prótese robótica para amputados recuperarem mobilidade

Uma prótese robótica, de perna e pé, está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com objetivo de recuperar a mobilidade e melhorar a qualidade de vida de pessoas que passaram por amputação transfemoral (ou de coxa, como é conhecida).

De acordo com o professor Rafhael Andrade, pós-doutor em Engenharia Mecânica e coordenador do LabGuará, laboratório com pesquisas na área de robótica e biomecânica da universidade, com a tecnologia mais avançada o usuário poderá desempenhar com maior facilidade e precisão atividades de rotina como, caminhar e subir escadas.

Além da parte eletrônica, a prótese robótica é feita de plástico ou fibra de carbono, motores e a estrutura é de alumínio aeronáutico, material de alta resistência e mais leve.

Fase de testes

Prótese robótica está sendo desenvolvida por pesquisadores da Ufes

Divulgação/Ufes

O equipamento está na fase de testes e também passa por melhorias. Os próximos passos são integrar o dispositivo ao sistema neuromotor do paciente.

Por enquanto, os testes estão sendo feitos apenas por pessoas sem os membros amputados (veja o vídeo acima).

"Nesse primeiro momento fizemos um adaptador pra pessoas saudáveis e ele vai ele vai estar sendo utilizado pela própria equipe do projeto e outros alunos. A gente utiliza esse adaptador para colocar a prótese na nossa perna e testar ela na esteira. O dispositivo tem que estar muito bem testado para poder ser usado em pessoas amputadas, porque são pacientes que às vezes tem uma situação de saúde mais delicada", disse o professor.

Inspiração

O professor Rafhael contou que a ideia de desenvolver uma prótese robótica surgiu durante o seu doutorado e também por causa da demanda e aumento no número de pessoas amputadas no Brasil.

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), apontam que a cada hora, são cerca de três amputações de pés e pernas no país.

"A gente tem conhecimento de muitas pessoas que precisam de uma tecnologia mais avançada pra reverter os quadros ou pelo menos minimizar. Depois que eu terminei o doutorado fiz um pós-doutorado na Escola de Medicina de Harvard onde aprendi mais sobre robótica, de membro inferior, trabalhei com esqueleto e lá tive a ideia de tentar simplificar um pouco o projeto da prótese. Com a ajuda de outros pesquisadores e alunos nós desenvolvemos uma prótese de joelho integrada a um pé protético simples", disse o professor.

O contato da equipe com profissionais e pacientes do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) também serviu como inspiração para o projeto. Localizado em Vila Velha, na Grande Vitória, o local oferece reabilitação e fornece próteses para pacientes amputados no estado.

Pesquisadores querem baratear custo da tecnologia

Prótese robótica está sendo desenvolvida por pesquisadores da Ufes

Divulgação/Ufes

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep) e Ufes.

Com o desenvolvimento da tecnologia, o professor diz que o objetivo é que o custo da prótese, que hoje pode chegar a 100 mil dólares nos Estados Unidos e até R$ 1 milhão no Brasil, seja vendida a um valor acessível por cerca de R$ 30 mil.

"Nosso objetivo desenvolvendo tecnologia dentro da universidade é baratear bastante esse custo. Ficamos muito animados em saber que esse dispositivo poder chegar até a pessoa que precisa e essa é uma das nossas metas. A nossa visão de futuro é ver esse dispositivo sendo utilizado na perna de uma pessoa amputada e que ela consiga recuperar a sua mobilidade, melhorar a sua qualidade de vida. É isso que nos faz apostar nesse projeto e outros que envolvem tecnologias pra reabilitação e assistência de pessoas com algum tipo de deficiência", disse o professor.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO