Por que um inseto atormenta Paris a menos de um ano das Olimpíadas

03 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Redes sociais estão cheias de relatos e imagens de percevejos que supostamente têm infestado trens, metrô, hotéis e até cinemas da capital francesa. Vice-prefeito pede ações em nível nacional, mas alerta contra 'histeria'. O inseto que atormenta Paris faltando menos de 1 ano para as Olimpíadas

Hotéis, trens, até em cinemas... As redes sociais estão repletas de relatos de uma infestação de percevejos em Paris , deixando autoridades em "saia justa" a menos de um ano para a capital francesa receber os Jogos Olímpicos.

As postagens dão conta de que o aparecimento dos insetos se intensificou nas últimas semanas e também acontece em outras cidades francesas.

Passageiros de trem e do metrô da cidade compartilharam vídeos. Uma pessoa postou que eles entraram em “pânico” quando perceberam que havia percevejos no vagão e que não poderiam descer até a próxima estação. Houve relatos também da presença dos bichos em cinemas.

Com as postagens viralizando, autoridades têm pedido medidas em nível nacional. O ministro dos Transportes disse que discutirá o assunto com operadoras na semana que vem.

Ninguém está imune. Perante uma infestação de percevejos são necessárias medidas coordenadas que reúnam as autoridades de Saúde, as comunidades e todas as partes interessadas relevantes para prevenir o risco e agir de forma eficaz, disse o vice-prefeito de Paris, Emmanuel Grégoire.

Segundo a agência Reuters, Grégoire pediu à primeira-ministra Élisabeth Borne que tome medidas para implementar um plano de ação. Mas alertou contra a "histeria", acrescentando que "não há ameaça aos Jogos Olímpicos".

Um percevejo é visto nas costuras de um sofá-cama, em L'Hay-les-Roses, perto de Paris, França, em 29 de setembro de 2023.

Stephanie Lecocq/Reuters

Conheça os 10 melhores hotéis do mundo

O navio 5x mais pesado que o Titanic

O que são percevejos? 🤔

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da França, os percevejos são insetos parasitas que vivem longe da luz e se alimentam do sangue de humanos e animais, normalmente, enquanto dormem.

Hotéis são um "prato cheio" para os percevejos: eles podem se esconder nas fendas de bagagens e das roupas, na costuras de colchões, entre outros lugares mínimos.

Percevejos são vistos em um sofá-cama, em L'Hay-les-Roses, perto de Paris, França, 29 de setembro de 2023

Stephanie Lecocq/Reuters

A higiene não é um fator determinante para a infestação. Segundo o Centro de Doenças Transmissíveis (CDC), os percevejos não espalham doenças, eles podem causar coceira e perda de sono. Às vezes, a coceira pode causar coceira excessiva.

O aumento dos percevejos está ligado ao fim do verão, quando muitos moradores retornaram de diversos destinos viagem e podem ter trazido os insetos em suas bagagens. Elas também apontam que essa espécie está mais resistente aos inseticidas.

Veja detalhes do navio

Conheça o maior navio de cruzeiro do mundo, que pesa 5 vezes mais que o Titanic

Saiba como tirar visto para os Estados Unidos

Como tirar o visto de turismo para os EUA


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO