Procon-SP notifica Tim, Claro, Vivo e Oi para que expliquem a oferta do 5G

01 set 2022
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As quatro operadoras terão que detalhar os valores a serem cobrados, as áreas de cobertura, além de explicar se o cliente precisa trocar de chip para aproveitar a quinta geração de redes móveis. Teste de 5G em SP

Celso Tavares/g1

O Procon-SP notificou na última terça-feira (30) as operadoras Tim, Claro, Vivo e Oi para que elas possam detalhar a oferta do 5G ao consumidor. As companhias têm até o dia 6 de setembro para responder.

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O órgão informa que as quatro empresas precisam deixar mais claro como será a implementação da tecnologia, bem explicar se o cliente precisa realizar a troca de chip e do aparelho para ter acesso ao 5G.

O Procon-SP solicita esclarecimentos sobre os seguintes pontos:

Se há a necessidade de substituição de chip;

Se o consumidor precisa trocar de dispositivo para o uso do serviço;

Os valores a serem cobrados com a alteração da tecnologia;

Detalhes de como será a adequação dos planos vigentes;

As principais diferenças entre as tecnologias 3G, 4G e 5G;

A qualidade, a eficiência e a segurança do serviço;

As áreas de cobertura;

A velocidade, garantia do serviço e o período de latência;

E se o consumidor manterá sua conectividade e acesso aos serviços por frequência diversa no caso de indisponibilidade do serviço 5G.

O que dizem as operadoras

Vivo

"A Vivo mantém uma página dedicada ao 5G com as localidades onde a tecnologia já está disponível. Além disso, o passo a passo para usar a tecnologia de quinta geração e quais são os aparelhos compatíveis estão disponíveis no site, que conta ainda com perguntas e respostas frequentes feitas pelos consumidores. A empresa responderá ao Procon-SP dentro do prazo estipulado pelo órgão".

Tim

“A TIM informa que recebeu a notificação do Procon-SP e que prestará todas as informações solicitadas pelo órgão. A operadora ressalta que divulga amplamente informações sobre o uso da rede 5G, assim como os smartphones compatíveis com a tecnologia. Para mais informações sobre a rede de quinta geração, os clientes podem acessar o site da operadora em ou entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de qualquer telefone”.

Claro

"A Claro possui um portal dedicado ao 5G, com orientações sobre a tecnologia 5G, aparelhos compatíveis, área de cobertura e seção de perguntas e respostas mais frequentes sobre o tema. A operadora reitera que norteia sua atuação na boa relação com os clientes e que responderá aos questionamentos do Procon-SP".

Oi

"A Oi informa que não participou do leilão de 5G e desde o mês de abril não está mais atuando no segmento de telefonia móvel".

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FONTE: G1 Globo


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