Quatro em cada cinco usuários de internet na área rural se conectam apenas pelo celular, diz pesquisa

23 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

TIC Domicílios aponta que 83% dos usuários em regiões rurais só usam o aparelho móvel para se conectar. Segundo o levantamento, 20% dos domicílios nessas regiões têm computador. Mais de 70% das pessoas em área rural têm acesso à internet no Brasil

O celular é o único aparelho de acesso à internet para 83% dos usuários que estão em áreas rurais no Brasil, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2021. Na área urbana, esta é a situação de 61% dos usuários.

As informações foram apresentadas nesta terça-feira (21) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

81% da população brasileira acessou a internet em 2021; TV supera computador como meio

Os dados sobre uso de celular como único dispositivo de acesso se referem à parcela de pessoas em áreas rurais no Brasil que acessaram a internet no ano passado. O grupo equivale a 73% da população rural – em 2019, o índice era de 53%.

O coordenador da pesquisa do Cetic.br, Fábio Storino, explica que o crescimento no acesso à internet no campo foi causado principalmente por conta da pandemia, que fez ela se tornar um serviço ainda mais essencial para trabalhar, estudar, fazer compras e praticar atividades de lazer.

Agricultor do Paraná grava vídeos sobre tecnologia no campo

Reprodução/RPC

"Por outro lado, também houve um esforço de atores públicos e privados durante esse período para levar conectividade a todas as regiões do país", analisa.

A pesquisa também mostra que 71% dos domicílios em áreas rurais têm internet, mas apenas 20% deles têm computador. Na média nacional, 82% dos domicílios têm internet, mas apenas 39% têm computador.

Serviços públicos

Segundo o levantamento, os serviços públicos disponíveis na internet são menos usados por quem está na área rural.

Entre os usuários de internet nessas regiões, 57% usaram algum serviço do governo em 2021. Por outro lado, em áreas urbanas, o índice é de 72%.

A pesquisa foi produzida pelo Cetic.br a partir de entrevistas feitas em 23.950 domicílios entre outubro de 2021 e março de 2022. A TIC Domicílios considerou dados de 21.011 dessas entrevistas (o restante foi destinado para uma pesquisa do Cetic.br sobre uso de internet por crianças e adolescentes).

Pesquisa TIC Domicílios 2021 mostra dados de uso de internet no Brasil

Arte/g1

Saiba como evitar golpes no WhatsApp

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO