União Europeia cria regulação rígida para ‘Big Techs’; veja lista de empresas atingidas

25 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Plataformas gigantes terão que expor algoritmos a reguladores, passar por auditorias anuais e respeitar procedimentos determinados contra desinformação e discurso de ódio.

Facebook, Apple, Google e Microsoft

Montagem/Reuters

A União Europeia (UE) publicou nesta terça-feira (25) uma lista de 19 plataformas digitais com milhões de usuários — incluindo gigantes como o Instagram, TikTok e Twitter, Amazon, Google e Microsoft — que passarão por uma regulação muito mais rígida a partir do final de agosto de 2023.

O novo regulamento obriga as empresas a compartilharem seus algoritmos com especialistas da Comissão Europeia, disponibilizar dados a pesquisadores, passar por auditorias anuais e respeitar determinados procedimentos para combater a desinformação e o discurso de ódio.

As empresas que não cumprirem a lei depois de 25 de agosto terão que pagar multas que podem chegar aos 6% do seu faturamento global e esujeitas a proibição temporária de operar no espaço europeu.

Expor algoritmos

Estas organizações deverão expor seus algoritmos de funcionamento aos especialistas da Comissão Europeia e terão que disponibilizar seus dados aos investigadores especiais que contam com apoio da UE.

As novas regras, que serão impostas exclusivamente às plataformas gigantes, se somam às já previstas para todas as redes sociais, marketplaces e buscadores, independentemente de seu tamanho, que deverão entrar em vigor em 17 de fevereiro de 2024.

Elas incluem a obrigação de remover imediatamente conteúdos ilegais e de denunciar às autoridades no caso de um "crime grave".

Lista de empresas

A nova regulamentação coloca as plataformas digitais com mais de 45 milhões de usuários nos 27 países da UE nesse regime especial. Na lista, estão as gigantes plataformas online:

Alibaba AliExpress

Amazon Marketplace

Apple (AppStore)

Booking.com

Facebook

Google Play

Google Maps

Google Shopping

Instagram

LinkedIn

Pinterest

Snapchat

TikTok

Twitter

Wikipedia

YouTube

Zalando

E as maiores plataformas de buscas:

Bing

Google Search

O que dizem as empresas

Um porta-voz do TikTok afirmou que a empresa "apoia os objetivos da regulamentação" e que há vários meses vem trabalhando na implementação das normas.

Segundo essa fonte, "mais de 125 milhões de pessoas em toda a UE acessam o TikTok todo mês".

Por sua vez, um porta-voz do Google destacou que o gigante digital compartilha o interesse da legislação "em tornar a internet ainda mais segura, transparente e responsável".


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO