‘Vale o Escrito’, série sobre o jogo do bicho no Rio de Janeiro, terá segunda temporada

01 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Série também ganhou versão em podcast, dividido em quatro episódios que narram os bastidores da produção. Cartaz da série documental 'Vale O Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho'

Reprodução/Globoplay

A série documental “Vale O Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho”, do Globoplay, ganhará uma segunda temporada. Os novos episódios devem chegar em 2025.

A série traz detalhes do Jogo do Bicho, prática proibida por lei, mas que se organiza como um negócio de milhões, dividido por territórios, chefiado por representantes de núcleos familiares poderosos.

Com exclusividade e ineditismo, a primeira temporada trouxe bicheiros, seus herdeiros e suas mulheres falando sobre a dinâmica do negócio.

A produção começa com um resgate da história do Bicho, com a sua estruturação a partir da criação de um grupo, em meados dos anos 1970, chamado de “Cúpula da Contravenção”, formado pelos chefões da época, que dividiram os territórios e pontos de jogos do estado entre si, evitando conflitos e fortalecendo os negócios. Ainda hoje esse é o modelo vigente, embora a emergência de uma nova geração de contraventores o tenha colocado à prova.

Com análises de historiadores e jornalistas, a série explica como, a partir da influência do Jogo do Bicho, estes líderes se tornaram patronos de escolas de samba das comunidades em que mantêm seus negócios.

Recentemente, a série ganhou uma versão podcast. Em quatro episódios, a equipe por trás da série compartilha os desafios dos bastidores e conta mais histórias sobre os chefões da contravenção – e os personagens que os cercam.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO