Veja como higienizar o celular

27 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Telefone pode abrigar bactérias que são causadoras de infecções gastrointestinais e de pele. Por outro lado, não pode ser limpo com qualquer produto. Telefone celular pode acumular bactérias, fungos e vírus.

Pixabay

Celulares podem ser extremamente sujos — um estudo do Centro Universitário Devry Metrocamp já mostrou que o aparelho pode abrigar mais de 23 mil micro-organismos, como fungos e bactérias.

"Praticamente 100% dos celulares acabam contaminados, uma vez que os aparelhos são extensões das nossas mãos. Os telefones abrigam bactérias extremamente agressivas que podem provocar infecções gastrointestinais e de pele", alerta o infectologista Carlos Starling.

E "limpar" o aparelho esfregando na roupa não vale...

"Limpar a superfície do aparelho, seja o vidro ou a película protetora, com álcool isopropílico, é importante. Além disso, convém manter as mãos que manusearam o aparelho sempre higienizadas", recomenda o infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Leonardo Weissmann.

Usar água, sabão ou detergente é a maneira mais comum para manter as mãos limpas — com a pandemia, o álcool gel também se popularizou. No entanto, nenhum deles deve ser usado nos celulares.

Isso porque, além do vidro e das películas aplicadas em lojas, as telas dos aparelhos possuem mecanismos como as películas oleofóbicas, que protegem o telefone dos óleos produzidos naturalmente pelas mãos.

Daí o uso do álcool isopropílico, mencionado pelo médico. Ele, e não o álcool gel, é indicado para a limpeza de aparelhos eletrônicos e pode ser encontrado em sites de varejo, supermercados e lojas de informática.

Em 2020, Samsung e Apple divulgaram recomendações para a limpeza dos aparelhos sem risco de danificá-los. Veja abaixo as orientações sobre o que se deve e o que não se deve fazer.

O que é ideal:

Antes de tudo, desligue o aparelho. É também necessário retirar a capa e desconectar cabos e acessórios.

Use álcool isopropílico com concentração 70%: ele é conhecido por quem trabalha com manutenção de eletrônicos porque sua composição tem pouca água, o que impede a oxidação das peças. Normalmente, o produto é vendido com uma concentração maior, de 98% — nesse caso é preciso diluir.

A Samsung afirma que álcool etílico 70% também pode ser usado. Mas não é recomendável jogar o produto direto sobre o aparelho ou submergir o smartphone. O ideal é colocar o produto em um pano apropriado, como descrito abaixo.

De acordo com infectologistas, ambos os tipos de álcool são eficientes para matar a grande maioria dos vírus.

Use somente panos macios, que não soltem fiapos: evite toalhas, lenços abrasivos, papel-toalha e itens parecidos. A Samsung recomenda o pano de microfibra, como os usados para limpar câmeras fotográficas.

Limpe a capinha: as capas de proteção são notórias por acumular sujeira. Se elas forem feitas de plástico, silicone, ou algum material semelhante, é possível usar água e sabão e deixar secar. Outros materiais, como couro, devem ser limpos com produtos apropriados.

O que NÃO fazer:

Não coloque nem borrife o aparelho com líquidos: mesmo o álcool comum de limpeza, que evapora rapidamente, pode danificar partes sensíveis do aparelho, como as entradas de energia, de fone de ouvido ou os alto-falantes.

Não limpe o dispositivo enquanto ele estiver conectado à energia elétrica: essa é mais uma recomendação da Apple. Umidade e energia elétrica não combinam e é bom evitar riscos.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO