EUA anunciam sanções contra empresas vinculadas a acordos entre Rússia e Coreia do Norte

17 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os Estados Unidos aplicaram sanções contra três empresas acusadas de facilitar acordos sobre armas entre Coreia do Norte e Rússia. O objetivo das sanções é limitar o apoio a Moscou em sua invasão da Ucrânia.

O Departamento do Tesouro americano indicou em nota divulgada na quarta-feira que a Rússia continua aumentando o uso de munições e equipamentos pesados na Ucrânia, para os quais precisou recorrer a seus aliados, entre eles, a Coreia do Norte.

"Esta ação é parte da estratégia dos Estados Unidos de identificar, expor e obstar terceiros países que apoiem a Rússia em sua brutal guerra contra a Ucrânia", afirmou a nota.

As entidades sancionadas são Limited Liability Company Verus, Defense Engineering Limited Liability Partnership e Versor S.R.O.

Segundo o departamento, as três empresas estão vinculadas ao cidadão eslovaco Ashot Mkrtychev, sancionado em março.

"Através de suas negociações com autoridades [norte-coreanas] e russas, planejaram transferir mais de vinte tipos de armas e munições à Rússia, em troca de uma gama de produtos, como matérias-primas e mercadorias, para a República Democrática da Coreia", explicou o departamento.

As sanções bloquearão todas as propriedades e interesses vinculados às três entidades que estiverem sob jurisdição americana.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO