EUA pede uma breve prorrogação de acordo científico com a China

23 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (23), que querem prorrogar por seis meses um acordo científico com a China, que tem sido criticado por parlamentares republicanos.

Desde sua primeira assinatura, em 1979, esse acordo vem sendo renovado a cada cinco anos. Ele permite intercâmbios acadêmicos e científicos entre as duas maiores economias do mundo, que agora se enfrentam em uma dura concorrência.

A última versão do acordo vence no próximo sábado.

O Departamento de Estado americano pediu à China que o renove por apenas seis meses para "mantê-lo em vigor" enquanto se iniciam as negociações "para modificá-lo e tornar seus termos mais sólidos", declarou um porta-voz nesta quarta.

Washington mostrou-se "realista" frente às "ameaças" que a estratégia científica e tecnológica da China representa "para a segurança nacional e a propriedade intelectual dos Estados Unidos".

"Os Estados Unidos não devem apoiar a sua própria destruição", escreveram parlamentares republicanos em uma carta em junho ao chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, pedindo-lhe que deixasse o acordo expirar.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO