Previsão e mercado do café: conheça o cafeicultor que programa cuidados da lavoura com notícias da EPTV

06 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Valdinei Oliveira criou a rotina de planejar ações da plantação de café no Sul de Minas com base na previsão do tempo e da cotação.

Edison Garcia/EPTV

Assistir às notícias do dia na TV é um hábito de muitos brasileiros. Mas, conseguir programar os cuidados com a lavoura com base nas informações de um telejornal é tarefa para poucos. Ou melhor, é tarefa para Valdinei de Oliveira, cafeicultor em Muzambinho, no Sul de Minas.

Na rotina do agricultor, o planejamento com base nas informações jornalísticas é peça-chave: tanto nas atividades diária, quanto nos resultados da plantação – que favorecem não apenas a ele, mas ao consumidor final da produção da lavoura.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Com base nas informações dos jornais da EPTV, ele estabelece o cronograma do tipo de ação que vai colocar em prática na plantação de café.

“A gente, vendo a EPTV, tem a previsão das quatro maiores cidades da região. Então, dando três, quatro e sete dias para frente de previsão, quando vejo que a previsão é de Sol, eu sei que vou poder trabalhar com foliar e herbicida no chão. Quando está marcando bastante chuva, a gente vai com adubo no chão. Há alguns dias atrás, a gente passou herbicida para dessecar o mato”, disse.

Valdinei Oliveira, cafeicultor que programa cuidados da lavoura com notícias da EPTV

Reprodução/EPTV

Seja com a previsão do tempo ou cotação do café, esta ponte entre informação e público foi idealizada por José Bonifácio Coutinho Nogueira, fundador do Grupo EP, que completaria 100 anos no domingo (3). Nesta semana, o g1 publica conteúdos especiais relembrando marcos importantes da carreira do advogado, político e empresário.

De líder estudantil a comunicador: fundador da EPTV deixou legado ao aliar TV e educação

Quem é a socióloga que morou no 1º assentamento de revisão agrária do país e estudou como o projeto acabou 'da noite para o dia'

Após se tornar Unesp, Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara conseguiu recursos e internacionalização

Do Big Bird ao Garibaldo: como versão 'abrasileirada' de Vila Sésamo fez do programa uma febre nacional

Tradição familiar

O costume de assistir os jornais da EPTV vem desde pequeno na vida de Valdinei Oliveira. O agricultor criou essa rotina de lavoura e notícias desde criança, quando ele tinha por volta de 8 anos e o pai o levava para a roça.

“A história vem de família, vem dos meus avós, meus pais. A gente começou muito pequeno, trabalhava em lavouras para outras pessoas, com prestação de serviços. Eu fui pegando muito amor nessa cultura que é o café, que é o que gera mais emprego para nossa região”, falou.

Valdinei Oliveira, cafeicultor que programa cuidados da lavoura com notícias da EPTV

Reprodução/EPTV

Transmitido de geração em geração, o costume familiar ganha destaque na narrativa do agricultor. Para ele, assistir ao jornal não é apenas se nutrir de uma fonte de informações, mas um elo contínuo com a tradição e a identidade cultural da região.

“Desde pequeno eu já ficava ansioso para chegar às sete horas e ver o jornal, ver as notícias da região. A EPTV eu acompanho desde criança, e ela sempre traz as notícias da região, a previsão de tempo, quando vai ter mais estiagem, geada, previsão para geada, o preço do café todos os dias atualizando”, completou.

Sempre ligado na TV

Da época em que as notícias eram só conhecidas por meio da televisão, o agricultor sabe que hoje em dia é mais fácil se informar por conta da internet.

Valdinei Oliveira, cafeicultor que programa cuidados da lavoura com notícias da EPTV

Reprodução/EPTV

“Antigamente não tinha como saber, não tinha redes sociais, era exclusivamente as notícias do jornal da EPTV. Isso nos mantinha informado da previsão do tempo, da cotação do café, de todos os acontecimentos. E a previsão na internet não é certa igual a do jornal”, disse.

"A gente depende do café para nossa sobrevivência. Com as notícias, a gente consegue saber o que fazer", finalizou.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO