Líder pró-Moscou da região ucraniana de Kherson pedirá a Putin para anexar território

11 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As autoridades instaladas por Moscou na região ucraniana de Kherson anunciaram nesta quarta-feira (11) que solicitarão ao presidente Vladimir Putin para anexar o território à Rússia.

"Haverá um pedido (ao presidente russo) para fazer com que a região de Kherson uma questão plena da Federação da Rússia", disse Kirill Stremusov, vice-comandante da administração cívico-militar da região conquistada por Moscou durante a ofensiva iniciada em fevereiro contra a Rússia.

O presidente Putin ordenou a ofensiva contra o país vizinho ao acusar Kiev de oprimir e massacrar os habitantes de língua russa. Ele havia afirmado que não desejava ocupar territórios ucranianos.

A região de Kherson, localizada ao norte da península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, é vital para o abastecimento de água do território.

Sua conquista, único verdadeiro êxito militar para Moscou desde o início da campanha, também permite constituir uma ponte terrestre que une a Crimeia, a região separatista pró-Moscou de Donetsk e o território russo.

Sua conquista também deveria permitir a Moscou iniciar o ataque ao grande porto de Odessa, sudeste da Ucrânia, sem sucesso até o momento, assim como para o norte, na direção das cidades de Zaporizhzhia e Dnipro.



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO