Lula deixa hospital dois dias depois de cirurgia no quadril

01 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência, neste domingo (1), dois dias depois de ter se submetido a uma cirurgia no quadril.

"Recebi alta e já estou no Palácio da Alvorada, de onde irei trabalhar nas próximas semanas. Obrigado pelas orações e todas as mensagens de carinho. Estou me recuperando para trabalhar ainda mais pelo Brasil e correr uma maratona", escreveu o presidente em sua conta na rede social X (antigo Twitter).

Lula, de 77 anos, vai continuar sua recuperação no Alvorada, informou mais cedo à AFP a Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Logo em seguida, o Hospital Sírio-Libanês da capital federal, onde a cirurgia foi realizada na sexta-feira, confirmou em um boletim médico que o presidente havia tido "alta hospitalar" antes do previsto após sua "boa evolução clínica".

Um outro boletim, divulgado na manhã deste domingo, havia informado que Lula "passou a noite estável (...) Caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica".

O presidente deu alguns passos e começou a fazer fisioterapia no sábado de manhã, no dia seguinte ao procedimento cirúrgico.

Pouco após a operação, uma artroplastia completa do quadril à direita, os médicos previam a princípio que ele tivesse alta "na segunda, no mais tardar, na terça-feira".

Na sexta-feira, seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, afirmou que a operação havia ocorrido "sem intercorrências".

O presidente colocou uma prótese total do lado direito do quadril sob anestesia geral para aliviar os dores das quais se queixava há mais de um ano.

Após a colocação da prótese, os médicos "aproveitaram a boa resposta de Lula à anestesia" para realizar outra operação, uma cirurgia estética para corrigir as pálpebras caídas.

Mesmo com seu retorno antes do previsto ao Palácio do Alvorada, o presidente terá que permanecer em Brasília durante pelo menos quatro semanas, dando uma pausa obrigatória em sua intensa agenda de viagens ao exterior.

No entanto, ele pretende "trabalhar normalmente" durante sua recuperação.

Na sexta-feira, Kalil Filho mostrou-se "confiante" de que o presidente irá se recuperar a tempo de participar da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP28), que ocorrerá em Dubai, no final de novembro.

O evento é importante para o presidente, que se coloca como um defensor do meio ambiente e assumiu o compromisso de deter o desmatamento na Amazônia até 2030.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO