Milhares de mulheres indígenas marcham em Brasília contra Marco Temporal

13 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Milhares de mulheres indígenas de todo o país saíram em passeata nesta quarta-feira (13), em Brasília, para protestar contra uma proposta em análise no Supremo Tribunal Federal (STF) que limita seus direitos sobre territórios ancestrais.

Mais de 5 mil mulheres marcharam pela Esplanada dos Ministérios, segundo os organizadores, e levantaram suas reivindicações contra o garimpo em territórios indígenas e pelo respeito à biodiversidade.

As manifestantes ressaltaram "a urgência" da luta contra o Marco Temporal. "Nossa história não começa em 1988" e "Resistir para existir", diziam algumas faixas.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, ressaltou que indígenas ocupam cargos no alto escalão do governo e Congresso. "Mas estamos aqui também, no chão da luta, com cada uma de vocês. Porque é essa força de vocês que nos sustenta nesse lugar e que nos dá legitimidade para trazer até aqui a voz de cada uma, de todos os biomas brasileiros."

Segundo o último Censo, entre os 203 milhões de habitantes do país, cerca de 1,7 milhão são indígenas. A presidente da Funai, Joenia Wapichana, afirmou que as mulheres indígenas são especialistas na gestão de recursos naturais e podem "apontar soluções para as diversas crises que vivemos, seja a crise climática do planeta, seja as questões humanitárias dos povos indígenas".

A passeata encerrou três dias de manifestações indígenas em Brasília.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO