Petróleo perde terreno por preocupações sobre demanda chinesa

25 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os preços do petróleo fecharam com resultados díspares nesta segunda-feira (25), mas próximos da estabilidade, devido às más notícias da incorporadora imobiliária chinesa Evergrande.

O preço do barril Brent do Mar do Norte, para entrega em novembro e de referência no mercado europeu, fechou estável (+0,02%), a 93,29 dólares.

Já o barril West Texas Intermediate (WTI), também para entrega em novembro e de referência no mercado americano, caiu 0,38%, para 89,68 dólares.

Como vinha ocorrendo nos últimos dias, o barril começou o dia em alta para depois ceder.

Para Edward Moya, da consultoria Oanda, a disparada do dólar contribuiu para frear o aumento do petróleo. Um dólar mais forte encarece o barril, que é cotado na divisa americana.

Para John Kilduff, da Again Capital, o comportamento do mercado reflete um revés da incorporadora imobiliária chinesa Evergrande.

A gigante de Shenzhen não pôde emitir novas obrigações, uma etapa-chave na reestruturação de sua dívida colossal, devido a uma investigação das autoridades chinesas a uma de suas filiais.

A importância do mercado imobiliário na dinâmica econômica da China é tamanha que uma quebra da Evergrande teria reflexos em toda a economia, incluindo a demanda de petróleo, segundo John Kilduff.

Os preços também reagiram à decisão da Rússia de suspender algumas restrições para suas exportações de produtos refinados.

Além disso, nos Estados Unidos, a demanda mostra sinais de fraqueza a cada dia. Nesta segunda, os preços da gasolina no atacado caíram para seu nível mais baixo em dois meses.

"Os preços ao consumidor foram muito altos durante um longo período, e isso terminou afetando a demanda" nos Estados Unidos, resumiu Kilduff.

China Evergrande Group


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO