Assistente pessoal de Trump se declara não culpado em caso de documentos secretos

06 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Waltine Nauta, assistente pessoal de Donald Trump, se declarou inocente, nesta quinta-feira (6), em um tribunal federal de Miami (Flórida) no caso de má gestão de documentos oficiais pelo qual o ex-presidente dos Estados Unidos foi indiciado no mês passado.

Em breve audiência, o réu dispensou a leitura das seis acusações contra ele formuladas pela Procuradoria, entre elas as de conspiração para obstruir a Justiça, retenção de documentos e falso testemunho.

Se for considerado culpado de todos os crimes, ele pode ser punido com até 90 anos de prisão.

Nauta, um ex-veterano da Marinha dos Estados Unidos, compareceu ao tribunal com seus dois advogados: Sasha Dadan e Stanley Woodward.

"Ele se declara não culpado de todas as acusações", disse Woodward em nome de seu cliente.

O assessor de Trump, vestido com terno azul-marinho e camisa azul-celeste, só abriu a boca quando o juiz Edwin G. Torres perguntou se ele entendia por que estava ali. "Sim, meritíssimo", disse ele.

Segundo a acusação, Nauta moveu caixas com documentos secretos na residência de Trump na Flórida, Mar-a-Lago, a pedido do ex-presidente.

Ele o fez entre 11 de maio e 3 de junho de 2022, depois que a Justiça exigiu que o bilionário devolvesse os papéis que levou ao deixar a Casa Branca, e antes que as autoridades fossem a Mar-a-Lago para recuperá-los.

Nauta, de 40 anos, afirmou várias vezes às autoridades que não sabia como esses documentos chegaram à casa de Trump.

A Procuradoria compartilhou, no entanto, mensagens de texto que mostram o contrário.

No mês passado, Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos EUA a ser indiciado em um caso federal.

Em 13 de junho, ele compareceu ao tribunal federal de Miami, onde se declarou inocente de 37 acusações, incluindo "retenção ilegal de informações relacionadas à segurança nacional", "obstrução da Justiça" e "falso testemunho".


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO