Bebê com doença viral aguda é transferido após 4 dias de espera em Minas

22 mar 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Um bebê que estava internado no Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde a última sexta-feira (17/3), foi transferido na noite dessa terça-feira (21/3) para o Hospital das Clínicas, na capital mineira. A informação foi confirmada à reportagem pelos pais da criança.
 
O pequeno Lucas, de três meses, havia sido diagnosticado com pneumonia bacteriana e bronquiolite viral aguda – um quadro obstrutivo de vias aéreas inferiores –, conforme prontuário médico ao qual o EM teve acesso. 
 
“Na sexta, antes de irmos para o hospital, o Lucas estava tossindo e chorando muito, além de rejeitar a alimentação. No mesmo dia, os médicos identificaram o quadro de bronquiolite, e no domingo ele foi sedado e intubado na ala de emergência. Não estamos conseguindo dormir por causa da preocupação. A gente fica com uma sensação muito ruim o dia todo”, contou a dona de casa Emanuelle Alves Abreu, de 29 anos, mãe da criança.
Outra criança com quadro de saúde delicado – que não teve a idade e a situação clínica divulgadas – estava no mesmo hospital, segundo informado pela prefeitura da cidade. Os dois pacientes aguardavam a disponibilidade de leito pediátrico em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em algum hospital na Grande BH. 
 
À reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que a segunda criança havia sido cadastrada no “sistema estadual de regulação para iniciar a busca do leito” na última terça-feira (21/3). Segundo a pasta, a vaga foi confirmada no fim da manhã de hoje (22/3). O nome do hospital não foi divulgado. 

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO