Boko Haram sequestra 30 pastores no nordeste da Nigéria

06 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Jihadistas do grupo Boko Haram sequestraram 30 pastores no nordeste da Nigéria e exigiram o pagamento de um resgate para libertá-los, informaram pescadores e membros de uma milícia apoiada pelo governo nesta terça-feira (6).

"Os insurgentes do Boko Harem selecionaram os pastores das aldeias e sequestraram 30 homens e mulheres", declarou à AFP Labo Sani, um pescador que vive próximo das três aldeias atacadas às margens do lago Chade.

"Deixaram uma mensagem pedindo às famílias dos reféns o pagamento de 20 milhões de nairas", cerca de 213.000 reais, acrescentou.

Essa versão foi confirmada por outro pescador da região e pelo chefe de uma milícia apoiada pelo governo que luta contra os jihadistas na região. O miliciano pediu que sua identidade fosse preservada.

A região do lago Chade é controlada pelo grupo Província do Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP, na sigla em inglês), que cindiu do Boko Haram em 2016 e cobra um imposto aos pescadores e pastores da região, o que lhes proporciona uma receita considerável.

Segundo o chefe da milícia antijihadista, o Boko Haram carece de tais receitas e está em uma busca desesperada por dinheiro, por isso sequestrou os pastores para obter recursos.

"O sequestro foi puramente por dinheiro", frisou o miliciano, ao acrescentar que pastores das áreas atacadas "começaram a partir por medo de novos sequestros".

O conflito jihadista na África Ocidental começou em 2009 e já deixou mais de 40.000 mortos e dois milhões de deslocados, segundo a ONU.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO