Chuva em BH: região Centro-Sul está em alerta para risco de deslizamentos

09 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A região Centro-Sul de Belo Horizonte está em alerta para risco geológico devido ao volume de chuva dos últimos dias. O excesso de água deixa o solo encharcado e mais propenso a deslizamentos.

 

O alerta da Defesa Civil da capital vale até a manhã de segunda-feira (10/4). Os moradores devem ficar atentos aos sinais de risco de desmoronamento e desabamento de estruturas. 

 

Caso alguns dos sinais listados abaixo sejam percebidos, o morador deve deixar o imóvel imediatamente e acionar a Defesa Civil, no número 199. O Corpo de Bombeiros, 193, também pode ser chamado em caso de emergência.

 

Leia: Domingo de Páscoa será de chuva em todo estado; confira a previsão

 

Sinais de risco para deslizamentos:

 

Trinca nas paredes. Água empoçando no quintal. Portas e janelas emperrando. Rachaduras no solo. Água minando da base do barranco. Inclinação de poste ou árvores. Muros e paredes estufados.Estalos.

 

 

Recomendações:

 

Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancosColoque calha no telhado da sua casa. Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água. Não jogue lixo ou entulho na encosta. Não despeje esgoto nos barrancos. Não faça queimadas.

 

Chuva na capital

Nas últimas 21 horas, a Região Oeste registrou 23,4 mm de chuva. Segundo a Defesa Civil, a média climatológica do mês de abril em BH é de 82,3 mm.

 

Acumulado de chuva em BH*

Barreiro: 21,1

Centro Sul: 13

Leste: 7,4

Nordeste: 2,8

Noroeste: 18,4

Norte: 2,6

Oeste: 23,4

Pampulha: 5,2

Venda Nova: 2,8

Válido até às 6h40 do dia 9/4 

 

Leia: Minas Gerais está sob alerta de chuvas fortes

 

De acordo com a última atualização da Defesa Civil, chove forte na Região Centro-Sul e, na Pampulha, há registro de chuva fraca em diferentes bairros.

 

 


FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO