Em 3 meses, crianças de até 6 anos terão gratuidade no transporte coletivo de Juiz de Fora

23 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Conhecido como ‘Catraquinha Livre', proposta tramitava na Câmara desde 2022 e foi sancionada nesta sexta-feira (23). Ônibus do transporte urbano de Juiz de Fora

Fellype Alberto/g1

Crianças de até seis anos terão direito à gratuidade no transporte coletivo de Juiz de Fora sem que elas sejam obrigadas a pular ou passar por baixo da roleta. A lei foi sancionada nesta sexta-feira (23) pela Prefeitura.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Em maio, o projeto “Catraquinha Livre”, de autoria da vereadora Tallia Sobral Nunes (PSOL), havia sido aprovado em três discussão na Câmara Municipal.

De acordo com a lei, os pais ou responsáveis deverão apresentar um documento de identificação que comprove a idade da criança.

A passagem pela catraca ou roleta será mediante liberação do cobrador, ou pelo condutor do veículo. A lei entra em vigor em 90 dias.

Gratuidade no transporte

A gratuidade no transporte coletivo para crianças de até 6 anos é assegurado pela Resolução 4.282/2014 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Na justificativa apresentada pela parlamentar para aprovação da proposta, a vereadora afirmou que o “Catraquinha Livre” tem o objetivo de assegurar dois pontos fundamentais para as crianças:

Segurança e integridade física das crianças: “pular catraca ou passar por debaixo dela, muitas vezes acontece quando o veículo está em movimento, transferindo para a criança a responsabilidade de não se machucar”;

Dignidade da criança que precisa se arrastar junto ao chão para ter um direito seu assegurado. “Não é aceitável constranger a criança à humilhação em qualquer circunstância, muito menos quando há meios de se garantir o seu direito de ir e vir.

Ainda na justificativa, a parlamentar garantiu que é um projeto de “simples execução, sem qualquer ônus para as empresas de transporte ou município, mas que tem grande significado e importância prática para a garantia da integridade física dos pequenos cidadãos em Juiz de Fora”.

LEIA TAMBÉM:

DIVERSÃO E ARTE: Natiruts, Onze:20 e Armandinho agitam fim de semana em Juiz de Fora, Ibitipoca e região

JUSTIÇA: Mulher submetida a laqueadura sem consentimento será indenizada em R$ 50 mil

POLÍCIA: Empresário envolvido em esquema de lavagem de dinheiro em Muriaé é condenado a 10 anos de prisão

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO