Golpe: falso entregador retira quase R$ 20 mil com “máquina sem sinal”

05 jun 2023
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No dia do seu aniversário, a aposentada em pedagogia, que preferiu não se identificar, de 71 anos, foi vítima de golpe em cartão de débito. Na manhã do dia 4 de junho, ela recebeu um telefonema que alegava ser da loja Kopenhagen afirmando ter um presente surpresa e que, para a entrega, precisaria do seu endereço. Por ser seu aniversário, a vítima não desconfiou do golpe. 
No telefonema que recebeu, não conseguiu dentificação de quem estaria enviando e a "loja" insistia em dizer que era surpresa e, por isso, não poderia falar. Para receber o presente, deveria pagar a entrega - um valor de R$ 6,90. Apesar do valor aparentemente baixo, o suposto entregador informou que o pagamento deveria ser feito em cartão de débito, e não em dinheiro, pois ele era um trabalhador terceirizado da empresa. 
Segundo a fonte, o entregador estava com duas maquininhas, que estavam em nome de Caroline Souza, e em uma moto sem emplacamento. O cartão foi passado diversas vezes com a premissa de que não estava dando certo por causa do sinal. O criminoso então pergunta se não há outra pessoa com cartão em casa e a vítima chama seu marido, que vai para a porta com mais dois cartões. 
Após nenhum dos cartões “passar”, o entregador comunica que vai embora com o suposto presente, que de fato era uma sacola da empresa referida. Nas filmagens do casal, é possível ver que o entregador não estava sozinho e outro rapaz, um pouco afastado, o acompanhava e vigiava.
 
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Ao voltar para casa, telefonou para a unidade central da Kopenhagen e informou o ocorrido. A empresa então afirma que não havia nenhuma encomenda surpresa para a vítima e que deveria se tratar de um golpe. Ao consultar o celular, a aposentada conseguiu ver as transações realizadas e saques de dinheiro. 
No total, R$ 15.700,00 foram retirados do cartão do marido da vítima e mais R$ 2.600 do dela. Eles conseguiram registrar um boletim de ocorrência e forneceram as imagens para a Polícia Civil.
A mulher possuía conta no Santander e, após a segunda transação, o banco cancelou as supostas compras, bloqueou o cartão e estornou o dinheiro perdido. O marido, que possuía conta na Caixa Econômica, ainda está tentando conseguir o estorno do cartão. 
*Estagiária sob supervisão

FONTE: Estado de Minas

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