Grupo que coordena implantação do 5G propõe à Anatel adiar prazo de início da tecnologia em capitais

12 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Edital previa disponibilização do 5G nas capitais até 31 de julho. Grupo recomendou à Anatel que prazo seja adiado para 29 de setembro por falta de equipamentos para 'limpeza' de faixa. O Gaispi, grupo que coordena a implantação da internet 5G no país, recomendou ao Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que adie em dois meses o prazo para o início da tecnologia nas capitais e no Distrito Federal.

Pelo edital do leilão do 5G, a tecnologia deveria ser disponibilizada nas capitais até 31 de julho e, se a proposta do Gaispi for aprovada, o prazo passará para até 29 de setembro. Nas demais cidades, não há previsão de mudança do cronograma, que define a implantação gradual até 2029.

Entenda: a diferença entre o 5G atual e o leiloado

O que muda? Conheça as possibilidades da tecnologia

O que é 5G? Como a nova tecnologia muda sua vida

O grupo foi criado pela própria Anatel e é composto também por representes do Ministério das Comunicações e das empresas vencedoras do leilão.

O Gaispi afirma que a proposta não representa, necessariamente, o adiamento do 5G, mas, sim, a concessão de prazo adicional para cumprimento das obrigações necessárias à ativação da tecnologia.

Isso porque, nas capitais onde já houver condições técnicas, o sinal poderá ser disponibilizado antes. O edital já previa a possibilidade de adiamento em 60 dias do prazo máximo de início da tecnologia.

>>> Veja no vídeo abaixo que somente 10 capitais e o DF estão preparados para a tecnologia 5G:

Apenas 10 capitais e o DF estão preparados para tecnologia 5G

'Limpeza de faixa'

Segundo nota divulgada pela Anatel, o Gaispi solicitou o adiamento diante da falta de equipamentos para fazer a "limpeza da faixa" de 3,5GHz, que será usada pelo 5G.

A faixa é usada também para transmissão do sinal da TV parabólica. Para não haver interferência, o sinal será transferido para outra faixa de frequência, e a faixa de 3,5 GHz será usada somente para o 5G. Kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas serão distribuídos à população.

"A motivação técnica para adoção de prazo adicional foi a impossibilidade de entrega de equipamentos pela indústria, para a realização da mitigação de interferências nas estações satelitais, no prazo original. A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) explicou que o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro trouxeram impactos ao projeto", diz a Anatel em nota.

A agência relata, ainda, que a proposta deve "prever a possibilidade de antecipação da liberação do uso de faixa em determinadas áreas de prestação", o que permitirá que o 5G comece antes de setembro nas capitais onde já houver condições técnicas.

Pelo edital, a limpeza da faixa deveria ser concluída até 30 de junho. Se o novo prazo for aprovado, a nova data será 29/08/2022.

Podcast

Ouça o episódio do podcast Isso é Fantástico sobre "A revolução do 5G":



VEJA TAMBÉM