Honduras inaugura embaixada na China após romper com Taiwan

11 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Honduras inaugurou sua embaixada na China oficialmente, neste domingo (11), após o estabelecimento de relações diplomáticas em março entre o país latino-americano e o gigante asiático, em detrimento de Taiwan.

A China considera Taiwan, com seu governo democrático e autônomo, como uma província rebelde que faz parte de seu território. Espera recuperá-la um dia, não descartando o uso da força.

"As relações entre Honduras e China abrirão novas oportunidades e competências para fortalecer a cooperação entre os dois países", disse o ministro hondurenho das Relações Exteriores, Enrique Reina, à imprensa estatal chinesa, após a cerimônia de inauguração da legação diplomática.

Honduras já nomeou seu embaixador e recebeu o beneplácito. Trata-se do renomado cientista Salvador Moncada, que viveu muitos anos em Londres dedicado à pesquisa em laboratórios médicos sobre tratamentos cardíacos.

A presidente hondurenha, Xiomara Castro, chegou a Xangai na sexta-feira para uma visita de cinco dias que busca fortalecer a relação entre os dois países. Deve se reunir com seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Pequim.

Vários acordos devem ser assinados nessa viagem.

O ministro chinês das Relações Exteriores, Qin Gang, esteve presente, neste domingo, na cerimônia de inauguração, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua. O evento foi selado com um aperto de mãos entre os dois diplomatas diante das bandeiras chinesa e hondurenha.

A China inaugurou sua embaixada na capital hondurenha, Tegucigalpa, nesta semana.

Honduras é o quinto país da América Central a romper laços com Taipei e se unir a Pequim desde 2007. Na América Central, Guatemala e Belize têm laços com a ilha. Atualmente, apenas 13 países reconhecem Taiwan.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO