Juiz de Fora tem melhor saldo de geração de empregos dos últimos 15 meses

01 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Cidade gerou 1.283 postos de trabalho em março de 2023, conforme dados do Caged. Confira também análise dos setores na cidade. Carteira de trabalho, foto ilustrativa

Reprodução/RPC

Juiz de Fora terminou o mês de março com saldo positivo de 1.283 empregos. O número é o maior registrado na cidade desde dezembro de 2021, conforme dados coletados pelo g1 no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Compartilhe no WhatsApp

Se compararmos o mês de março de 2022, que teve saldo positivo de 183 novos postos de trabalho, neste ano foram criados mais de mil novas vagas no município. Confira abaixo o gráfico que mostra a situação na cidade:

Sobre os setores, todos apresentaram resultado positivo no mês de março, sendo o de Serviços com o maior número: 837 novos postos de trabalho. Em seguida aparecem Comércio (352), Construção (57), Indústria (24) e Agropecuária (13).

Saldo dos setores em março

Saldo acumulado em 2023

Também nesta divulgação, o Caged atualizou os dados de janeiro a março de 2023. No acumulado, Juiz de Fora tem, ao todo, 18.323 admissões e 16.781 desligamentos e um saldo positivo de 1.542.

Vale lembrar que o levantamento pode sofrer alterações porque as informações são coletadas através das empresas que podem modificar as somas depois do período.

Minas Gerais

Seguindo o ritmo de crescimento econômico, Minas Gerais registrou a geração de 38.730 postos de trabalho em março. O resultado consolida o estado como um dos que mais geram empregos no país.

No mês passado, o estado ficou em segundo lugar no ranking do país, atrás apenas de São Paulo, que teve saldo de 50.768 empregos. Os números se tornam ainda mais relevantes se comparados a março de 2022, quando houve saldo positivo de 22.901 empregos formais, 15.820 a menos do que em igual mês deste ano.

O segmento de Serviços liderou, com a geração de 14.339 novos postos, seguido por Agropecuária (9.018), Construção (7.207), Indústria (4.420) e Comércio (3.746).

Brasil

O Ministério do Trabalho informou nesta semana que o Brasil gerou 195,171 mil empregos com carteira assinada em março deste ano.

O resultado representa uma alta em relação a março do ano passado, quando foram criados 98.786 mil empregos formais. A alta, nesta comparação, foi de 97,6%.

Metodologia

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto que os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia.

LEIA TAMBÉM:

TEMPO: Feriado prolongado do Dia do Trabalhador tem previsão de frio e chuva em Juiz de Fora e região

CONCURSO: Coroa de Miss Universo Minas Gerais será disputada por mais de 30 candidatas em Juiz de Fora

AGENDA CULTURAL: Samuel Rosa, Filipe Ret e TZ são algumas das atrações no fim de semana em Juiz de Fora e região

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO