Lei que cria o Dia do Torresmo entra em vigor em Juiz de Fora

20 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A comemoração será realizada anualmente no dia 25 de agosto e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. Os estabelecimentos que produzem e comercializam torresmo já podem iniciar os preparativos para a celebração ainda neste ano. Torresmo feito em festival em Juiz de Fora - imagem de arquivo

Torresmofest/Divulgação

Entrou em vigor nesta quinta-feira uma nova lei que institui anualmente o dia 25 de agosto como o Dia do Torresmo em Juiz de Fora. O destaque à iguaria atende a um pedido de representantes de bares e restaurantes e visa incentivar o turismo gastronômico e já havia sido aprovado pela Câmara.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A legislação, de acordo com o vereador João Wagner Antoniol (PSC), autor da proposta, servirá de base para realização de diversos eventos que tenham o torresmo como destaque.

“Mecanismos legais para realização de feiras, festivais e tantos outros eventos voltados para o setor poderão ser criados, atraindo ainda mais os olhares e paladares para a nossa cidade”.

A comemoração instituída passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. O evento tem por objetivo divulgar, criar incentivos e fomentar o setor da gastronomia e o setor dos bares, hotéis e restaurantes, além de contribuir para o desenvolvimento do turismo de evento e para a economia.

Com a Lei nº 14.620/2023 em vigor, os estabelecimentos que produzem e comercializam torresmo já podem iniciar os preparativos para a celebração ainda neste ano.

Justificativa do projeto

Para justificar a criação da data, o autor do PL, vereador João Wagner Antoniol (PSC), reafirmou a qualidade do torresmo produzido e vendido na cidade, considerado, segundo ele, referência no país.

“Juiz de Fora tem o melhor torresmo do Brasil e é comercializado em diversos restaurantes e bares espalhados por toda a cidade, sendo que em muitos deles a especialidade é o torresmo”.

O torresmo de Juiz de Fora

Em dezembro do ano passado, a TV Integração exibiu uma reportagem da série “Sabores de Minas” em que mostrou as diversas formas em que o torresmo é produzido na cidade e como ele se tornou tradicional aos longo dos anos. (assista o vídeo abaixo)

Sabores de Minas: conheça o tradicional torresmo feito em Juiz de Fora

LEIA TAMBÉM:

LEMBRA DELA? Onça-pintada em Juiz de Fora: 4 anos após aparecer na cidade, há indícios de que macho já é papai

SAÚDE: Novo edital para retorno das obras do Hospital Regional de Juiz de Fora será publicado em até 3 meses

OPORTUNIDADE: Fhemig lança concurso com vagas em Juiz de Fora e Barbacena

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no Whatsapp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO