Moraes concede liberdade a juiz-forana presa após atos golpistas de 8 de janeiro

09 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Decisão foi divulgada na terça-feira (8) e beneficiou mais de 90 réus que estavam detidos desde o início do ano. Joanita Almeida era presidente da Associação Assistencial Derlando Ferreira Fernandes. Joanita Almeida

TV Integração/Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a prisão preventiva da juiz-forana Joanita de Almeida, acusada de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. A decisão foi divulgada na terça-feira (8) e beneficiou mais de 90 réus que estavam detidos desde o início do ano.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O g1 tentou contato com a defesa de Joanita de Almeida através do número disponibilizado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas as ligações não foram completadas.

De acordo com o STF, ela terá que cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento no período noturno e nos finais de semana, além da proibição de utilização de redes sociais e outras.

Após essa decisão de Moraes, cerca de 150 réus pelos atos golpistas ainda permanecem presos.

Em setembro, o ministro deve liberar as primeiras ações dos atos golpistas para julgamento no STF. Caberá à presidência da Corte marcar a data da análise no plenário.

Bolsonaristas golpistas invadem Planalto, Congresso e STF, foto de arquivo

AP Photo/Eraldo Peres

Quem é Joanita de Almeida?

Joanita Almeida era presidente da Associação Assistencial Derlando Ferreira Fernandes, de Juiz de Fora. A instituição tinha contratos assinados com a Prefeitura como “empresa” parceira na prestação de serviço educacional em creches municipais.

Na ocasião em que foi divulgada a prisão dela, o Executivo informou que “a associação com a qual mantém contrato ativo não deve ser confundida com atitudes e opiniões individuais de pessoas que integram o quadro”.

Após os ataques golpistas aos Três Poderes em Brasília, o g1 identificou outros cidadãos moradores da Zona da Mata, o advogado e empreendedor Marco Túlio Rios Carvalho, de São João del Rei, e o assessor jurídico da Santa Casa de Cataguases, Eduardo Arantes.

🔔 O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

RELEMBRE:

Assessor jurídico de hospital em Cataguases participa de ato terrorista em Brasília

Advogado de São João del Rei participa de ato terrorista em Brasília

Presidente de associação assistencial que gere creches em Juiz de Fora está presa por atos terroristas em Brasília

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO