ONU denuncia ‘racismo generalizado’ contra gestantes negras nas Américas

12 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As mulheres negras grávidas nas Américas sofrem maus-tratos, devido ao "racismo generalizado" no sistema de saúde. O risco de morte durante o parto é muito maior do que o das mulheres brancas, por exemplo, particularmente nos Estados Unidos, Brasil e Colômbia, denuncia a ONU em um relatório publicado nesta quarta-feira (12).

A mortalidade materna entre mulheres negras é "anormalmente alta, seja em termos absolutos ou comparativos" com mulheres de outras origens, diz o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) neste relatório, que analisa dados de nove países das Américas escolhidos pela proporção da população negra e pelos dados disponíveis (Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Panamá, Suriname, Trinidad e Tobago, Estados Unidos e Uruguai).

A maior disparidade é encontrada nos Estados Unidos, onde as mulheres negras têm três vezes mais risco de morrer durante a gravidez ou dentro de seis semanas após o parto do que as mulheres brancas.

Essa mortalidade materna "persiste independentemente da renda ou do nível de educação", detalha o relatório.

As mulheres negras têm 2,5 vezes mais risco de morrer no parto no Suriname, e 1,6, no Brasil e na Colômbia.

Essa alta mortalidade materna entre mulheres negras nas Américas é frequentemente atribuída ao "fracasso individual em receber atendimento médico oportuno, ao estilo de vida questionável, ou à pré-disposição hereditária", "ideias falsas" que o UNFPA "rejeita categoricamente" e que se devem, principalmente, ao "racismo e sexismo generalizados".

"O flagelo do racismo contra mulheres e meninas negras, muitas delas descendentes de vítimas da escravidão, continua nas Américas", denunciou a chefe da agência, a panamenha Natalia Kanem, em um comunicado.

"Muitas vezes, mulheres e meninas de origem africana são abusadas e maltratadas, suas necessidades não são levadas a sério e suas famílias são dilaceradas por mortes durante o parto, que poderiam ter sido evitadas", acrescenta ela.

Em geral, mulheres negras e meninas adolescentes estão em desvantagem "antes, durante e depois da gravidez", afirma o relatório.

O UNFPA denuncia, sobretudo, os preconceitos que persistem nos currículos das faculdades de medicina.

Existe uma crença errônea de que as mulheres negras suportam melhor a dor, por isso muitas vezes são privadas de anestesia durante o parto ou de analgésicos, porque estariam "suscetíveis a se tornarem dependentes", denuncia o relatório.

O texto também pune os comportamentos de abuso verbal ou físico da maioria do pessoal de saúde.

As consequências da negligência de que são vítimas é que estas mulheres enfrentam maiores complicações durante a gravidez e em cuidados diferenciados, "que muitas vezes levam à morte".

A agência lamenta a ausência de dados raciais em alguns países, o que torna essas diferenças "invisíveis".


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO