Otan chega a acordo para estender mandato de Stoltenberg

29 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) chegaram a um acordo para estender o mandato do secretário-geral, Jens Stoltenberg, e o anúncio oficial será feito na próxima semana, disseram diferentes fontes nesta quinta-feira (29).

O mandato do norueguês Stoltenberg, que está à frente da aliança militar transatlântica desde 2014, já foi prorrogado até outubro deste ano, na sequência da eclosão da guerra entre Rússia e Ucrânia.

"Todos estão na mesma posição. O anúncio será formalizado e anunciado na próxima semana", disse à AFP um diplomata da aliança.

Outros diplomatas acreditados na Otan confirmaram que os 31 países da aliança chegaram a um consenso para uma nova extensão de um ano na gestão de Stoltenberg, após meses de busca de um candidato para o cargo.

Os países da Otan farão uma cúpula na Lituânia em julho, e a intenção da aliança era chegar a essa reunião com a questão do mandato já resolvida.

Nesse processo, dois nomes seriamente cogitados: o da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, e o do ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, embora este último tenha jogado a toalha na semana passada. Em algum momento, o nome da primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, também foi discutido.

A embaixadora dos Estados Unidos na Otan, Julianne Smith, não confirmou o acordo durante o mandato de Stoltenberg, mas disse que haverá um anúncio nesse sentido "nos próximos dias".

"A possível extensão do mandato de Jens Stoltenberg é uma opção que os aliados estão considerando", disse ele.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO