Placa de ouro de Machu Picchu supostamente perdida é encontrada entre livros

11 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As autoridades de Machu Picchu encontraram em uma estante de livros, nesta terça-feira (11), a placa de ouro que reconhece a cidade Inca como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, que supostamente estava desaparecida.

O prefeito do distrito turístico, Elvis La Torre, que sugeriu que o artefato havia sido roubado, informou à imprensa que a placa foi localizada em uma estante de livros na secretaria-geral do município.

La Torre acrescentou que a confusão se deu porque o objeto "tem o formato de um livro".

O prefeito ainda reportou, na segunda-feira (10), o desaparecimento do pergaminho em que Machu Picchu foi reconhecida como uma das "Novas Sete Maravilhas do Mundo" pela New Open World Foundation, em julho de 2007.

A cidadela inca foi escolhida juntamente com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Grande Muralha da China, a pirâmide de Chichén Itzá (México), o Coliseu de Roma (Itália) e o Taj Mahal (Índia).

O complexo arqueológico, construído no século XV por ordem do Inca Pachacútec (1438-1470), está a 2.438 metros de altura e é considerado uma obra-prima da arquitetura e da engenharia.

Localizado a 130 quilômetros da antiga capital inca, Cusco, Machu Picchu foi declarada como Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade pela UNESCO em 1981.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO