Por que Santo Antônio é padroeiro de Juiz de Fora? Conheça a relação do santo casamenteiro com a ‘Princesinha de Minas’

13 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Nesta terça-feira (13) a cidade comemora o Dia de Santo Antônio. A data é feriado municipal e a Igreja Católica preparou uma programação de missas e outras celebrações. Imagem da bandeira de Santo Antônio

Reprodução/Sistema Verdes Mares

Nesta terça-feira (13) Juiz de Fora comemora o Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. A data é feriado municipal e a Igreja Católica preparou uma programação de missas e outras celebrações. Mas você sabe porque o santo, conhecido como casamenteiro, é o padroeiro da "Princesinha de Minas"?

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A devoção da cidade a Santo Antônio teria sido trazida pelos portugueses quando Juiz de Fora era apenas uma vila.

Relatos históricos narram que o fazendeiro Antônio Vidal, em 1741, construiu uma capela com a invocação do santo. Por ter o nome homônimo ao de Santo Antônio, acredita-se que essa atitude foi uma homenagem ao santo.

“O arraial de Santo Antônio do Paraibuna se formou não só a partir da movimentação proveniente do Caminho Novo, mas também em virtude das manifestações de religiosidade das pessoas que sentiram a necessidade de construção de uma capela”, cita o documento produzido em homenagem ao Jubileu Áureo da Arquidiocese, “Juiz de Fora: Nossa História é de fé, Nossa Igreja tem arte”.

Em 1850, a então Vila de Santo Antônio do Paraibuna de Juiz de Fora teve a capela de Santo An-tônio elevada à categoria de paróquia e se tornou a matriz, no mesmo local onde hoje é a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.

História do santo

Santo Antônio, batizado no nascimento como Fernando de Bulhões, nasceu em uma família rica e nobre de Lisboa, em Portugal. Ainda jovem entrou para a ordem de Santo Agostinho e ordenado sacerdote.

A fama de Santo Antônio já era conhecida em Portugal pelo despojamento e santidade dele, mas foi quando se tornou frade fransciscano que Fernando assumiu o nome de Antônio, em homenagem ao Santo Antão.

Na Itália, conheceu pessoalmente São Francisco de Assis, que o autorizou a ensinar teologia aos frades franciscanos em Bolonha. Antônio se dedicou à pregação entre o povo em diversos lugares da Itália e do sul da França.

O santo morreu em 13 de junho de 1231 em Pádua, onde escolheu transcorrer a última fase da existência terrena. Santo Antônio foi canonizado em 30 de maio de 1232, menos de um ano após a própria morte. A santidade e os milagres operados em vida convenceram a Igreja a fazer tal operação.

LEIA TAMBÉM:

SANTO ANTÔNIO: conheça a história, milagres e a crença católica pelo padroeiro de Juiz de Fora

PROGRAMAÇÃO: Santo Antônio é comemorado com missas e celebrações em Juiz de Fora

AGENDA DE ARRAIÁS: Veja as festas que vão esquentar Juiz de Fora 🤠

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO