Prefeitura de Barbacena diz que aguarda laudos para liberar fornecimento de água na cidade

16 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Há quatro dias, o município está com 80% do abastecimento interrompido depois que um caminhão-tanque explodiu na BR-040 e o diesel teria atingido o afluente do Rio das Mortes. Empresa responsável pelo veículo afirma que documento comprovou que recurso hídrico não teria sido prejudicado. Afluente do Rio das Mortes foi impactado pelo óleo e pelo incêndio provocado após a explosão de caminhão-tanque em Barbacena

SAS/Divulgação

A Prefeitura de Barbacena informou à TV Integração na manhã desta terça-feira (16) que aguarda laudos para liberar o fornecimento de água na cidade. Há quatro dias, o município está com 80% do abastecimento interrompido depois que um caminhão-tanque explodiu na BR-040 e o diesel teria atingido o afluente do Rio das Mortes.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Na tarde de segunda-feira (15), o g1 mostrou que a RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda, empresa responsável pelo veículo, teria afirmado que um documento comprovou que a qualidade da água não teria sido prejudicada.

“Desde o dia do acidente foram colhidas amostras de água do Rio das Mortes, próximo ao local do acidente e, como se observa no laudo em anexo, não foi detectada a presença de óleos e graxas no referido curso d'água”, disse.

Prefeitura de Barbacena aguarda laudos para liberar fornecimento de água

Em entrevista ao Integração Notícia, o diretor do Serviço de Água e Saneamento (SAS), Daniel Salgarello, afirmou que ainda aguarda as análises para liberar o abastecimento e que a empresa ainda não apresentou o laudo.

“Desde o primeiro dia, a partir do acontecimento, nós acionamentos o nosso Plano de Contingência, que é paralisar o bombeamento por precaução. Acionamos uma empresa, inclusive, para fazer análises, já que em Barbacena não é feito. Também solicitamos ajuda à Copasa", complementou.

Moradores e comércios já registram falta d'água e aulas e serviços não essenciais foram paralisados. Ainda não há previsão do retorno. Com isso, Barbacena vai receber da Defesa Civil estadual 336 galões de 5 litros e outras 336 caixas de copo de água nesta terça-feira. Um caminhão-pipa também será enviado pela pasta.

Solicitações de água

A Prefeitura reforçou que pessoas com vulnerabilidade clínica, como acamadas, ostomizadas, em tratamento quimioterápico, entre outros, podem solicitar atendimento na fila de prioridade.

O telefone exclusivo para o atendimento prioritário é (32) 98817-2277. O SAS tem ainda os contatos (32) 3339-6800, 195 e o Whatsapp (32) 8867-2119.

Aulas interrompidas

Devido à situação, alguns serviços da Prefeitura internos foram interrompidos. As aulas em alguns colégios da rede municipal também foram suspensas. São eles:

E. M. José Felipe Sad;

E. M. Inês Piacesi;

E. M. Lia Salgad;

E. M. Professora Yayá Moreira;

E. M. Padre Sinfrônio de Castro;

E. M. Sebastião Francisco do Vale;

E. M. Lionns.

O acidente

Caminhão-tanque explodiu no km 710 da BR-040, em Barbacena

Corpo de Bombeiros/Divulgação

O caminhão-tanque explodiu no km 711 da BR-040 após bater em uma mureta de proteção. O acidente foi registrado no dia 11 de maio.

O diesel, que o veículo levava, atingiu o Rio das Mortes. A área chegou a ser isolada por risco de novas explosões e causou um congestionamento de mais de 7 km.

O motorista foi socorrido em estado grave por populares e levado pela Via 040 para o Hospital Regional de Barbacena.

LEIA TAMBÉM:

POLÍCIA: Ex-companheira acusada de matar policial federal aposentado em Juiz de Fora será levada para hospital psiquiátrico

EDUCAÇÃO: UFV abre inscrições para o preenchimento de vagas ociosas na graduação

OCORRÊNCIA: Homem que estava desaparecido é encontrado morto no Rio Paraibuna, em Juiz de Fora

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO