Quais exames o nefrologista geralmente pede pós consulta?

12 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os rins são órgãos essenciais para o funcionamento do corpo humano. Eles são responsáveis por filtrar o sangue, excretar resíduos e regular a pressão arterial, entre outras funções. As doenças renais podem causar danos graves à saúde, por isso é importante que sejam diagnosticadas precocemente.

O nefrologista é o médico especialista no diagnóstico e tratamento de doenças renais. Para diagnosticar uma doença renal, o nefrologista pode solicitar uma variedade de exames, incluindo:

  • Exames de sangue: Os exames de sangue podem ser usados para avaliar a função renal, incluindo a taxa de filtração glomerular (TFG), a concentração de creatinina no sangue e a concentração de proteínas na urina.
  • Exames de urina: Os exames de urina podem ser usados para detectar a presença de proteínas, sangue, glóbulos brancos ou bactérias na urina.
  • Exames de imagem: Os exames de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, podem ser usados para visualizar os rins e identificar possíveis alterações.
  • Biópsia renal: A biópsia renal é um exame invasivo que envolve a retirada de uma pequena amostra de tecido renal para análise. A biópsia renal é geralmente solicitada quando os exames de sangue e de urina não são suficientes para diagnosticar a doença renal.

Os exames que o nefrologista solicita variam de acordo com a suspeita diagnóstica. Por exemplo, se o paciente apresenta sintomas de doença renal crônica, como pressão alta, inchaço ou alterações na urina, o nefrologista pode solicitar exames de sangue e de urina para avaliar a função renal. Se os exames de sangue e de urina forem anormais, o nefrologista pode solicitar exames de imagem ou biópsia renal para confirmar o diagnóstico.

Fontes: https://sbn.org.br/

nefromed.com.br



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO