Três soldados morrem no Iraque em ataque atribuído ao EI

11 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Três soldados do Exército iraquiano morreram, e outros quatro ficaram feridos, neste domingo (11), em um ataque atribuído ao grupo jihadista Estado Islâmico, no norte do Iraque, de acordo com uma fonte militar.

O ataque com armas automáticas ocorreu por volta das 4h locais (22h em Brasília), disse o oficial, que pediu para não ser identificado.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque até o momento.

"Três soldados, incluindo dois oficiais, morreram, e outros quatro soldados ficaram feridos, no ataque contra seu quartel localizado em Wadi al-Naft", cerca de 25 km a oeste de Kirkuk, acrescentou.

A área onde ocorreu o ataque, entre Kirkuk, uma cidade sob controle do governo federal, e a região autônoma do Curdistão iraquiano, é uma das regiões disputadas por ambas as entidades.

Após uma meteórica chegada ao poder em 2014 e a conquista de vastos territórios no Iraque e na vizinha Síria, o Estado Islâmico viu seu autoproclamado "califado" desmoronar sob sucessivas ofensivas nesses dois países.

As autoridades iraquianas declararam a "vitória" sobre o EI no final de 2017, mas pequenos grupos continuam lançando ataques esporádicos contra o pessoal do Exército e da polícia, especialmente em áreas rurais e remotas ao norte de Bagdá.

No final de abril, a coalizão internacional contra o Estado Islâmico relatou uma forte queda desses ataques, tanto no Iraque quanto na vizinha Síria, durante os primeiros meses de 2023.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO