Uma criança segue internada com sintomas de doença bacteriana; veja atualizações sobre o caso

03 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Desde o fim de outubro, três mortes são investigadas em São João del Rei por causa ainda desconhecida. Outras pessoas foram hospitalizadas, liberadas e são acompanhadas por equipes da Vigilância em Saúde. Santa Casa de São João del Rei, foto de arquivo

Santa Casa de São João del Rei/Divulgação

Uma criança, de idade não informada, permanece internada na Santa Casa de São João del Rei com sintomas de infecção bacteriana. A informação foi divulgada na quarta-feira (1º) pela Prefeitura em uma nota técnica sobre a situação epidemiológica na cidade.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Desde o fim do mês de outubro, as mortes de três crianças são investigadas por uma doença ainda não identificada. Além disso, outras foram internadas, liberadas e são acompanhadas por equipes da Vigilância em Saúde.

Segundo a nova atualização, o estado de saúde da criança é estável e ela segue internada até o fim do tratamento com antibiótico na Santa Casa do município. Já na Unidade de Pronto Atendimento, um caso suspeito foi atendido e liberado para os cuidados em casa.

Veja abaixo as últimas atualizações sobre o caso que mobilizou equipes de saúde municipais, estaduais e federais.

📲 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

Cronologia dos fatos

23 de outubro: Kamilla de Melo Silveira, de 10 anos, que morava com a família na zona rural do município morreu após passar mal. Em nota emitida pela Prefeitura, a causa da morte foi disfunção de múltiplos órgãos como consequência de um choque séptico. Em exames, a Funed e a Secretaria de Estado de Saúde descartaram óbito pela bactéria Streptococcus.

23 de outubro: ainda na mesma data foi divulgado que outras duas crianças, de 3 e 10 anos, morreram com sintomas parecidos, como dor de garganta, febre, vômitos, manchas e erupções na pele.

24 de outubro: um dia depois, a Funed confirmou que uma menina de 9 anos, que chegou a ficar 16 dias internadas, teve contato com a bactéria Streptococcus sp. alfa-hemolítico. Ela se recuperou e teve alta.

27 de outubro: Em Santa Cruz de Minas, município vizinho a São João del Rei, um garoto de 8 anos também apresentou quadro clínico parecido e precisou ser transferido para Belo Horizonte. O estado de saúde dele não foi informado.

Investigações seguem

Diante dos casos relatados como de infecção generalizada, foi iniciado a elaboração do "Protocolo de Choque Séptico" para os profissionais de saúde, enquanto o "Protocolo de Atendimento às Faringoamigdalites e o Fluxograma de Atendimento" está em fase de diagramação para treinamento dos trabalhadores.

Em relação aos testes comprados para identificação dos casos suspeitos de infecção pela Streptococcus, a Prefeitura informou que serão distribuídos na próxima semana.

LEIA MAIS SOBRE O CASO:

Três mortes de crianças são investigadas pela Secretaria de Saúde de São João del Rei; outras quatro estão internadas

Após mortes de crianças em investigação, mães protestam e pedem que Prefeitura de São João del Rei feche escolas

Escolas municipais de São João del Rei são fechadas após mortes de três crianças serem investigadas pela Secretaria de Saúde

O que se sabe sobre morte de crianças por doença misteriosa em cidade no interior de MG

Após piora no estado de saúde, menino com sintomas de doença bacteriana é transferido de São João del Rei para BH

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

s


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO