Usuários de ônibus de bh já podem denunciar irregularidades por whatsapp

13 jul 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Depois de 5 anos de mandato do ex – prefeito Alexandre Kalil que nada resolveu em relação ao transporte público, mesmo após repasse de R$ 220 milhões mal explicado e considerado ilegal durante a pandemia, o transporte público continua em colapso.

Após o pagamento da primeira parcela do subsídio nessa segunda-feira, 11 de julho, já está valendo o acordo entre as empresas de ônibus e a prefeitura de Belo Horizonte para melhorar o transporte público por ônibus em nossa cidade. Os usuários podem fazer reclamações, sugestões, denúncias ou elogios através do aplicativo WhatsApp. As mensagens são enviadas direto para a Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (SUMOB) e o número disponibilizado para os cidadãos é o (31) 98472-5715.

Ao enviar a mensagem é preciso ter em mãos o número da linha, do veículo, dia e horário do acontecido e um breve relato da situação. O usuário pode acompanhar o relatório do registro por meio do portal da PBH, na aba da SUMOB, pois o aplicativo não retorna com um número de protocolo para acompanhamento da demanda.

Com o primeiro repasse, as empresas devem ampliar, já nesta terça-feira, 12 de julho, as operações em 15%, passando das atuais 16.698 para 19.203 viagens em dias úteis. Já no período noturno, entre 0h e 3h59, o número deve passar de 125 para 528. Daqui 15 dias está previsto um novo aumento de mais 15% na frota, alcançando 21.708 viagens diárias.

O vereador Braulio Lara (NOVO), vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de BH, afirma que o descumprimento de qualquer cláusula implicará na suspensão do subsídio. “São 17 itens acordados entre a Câmara Municipal, Prefeitura e Setra-BH. Fizemos diversas reuniões para chegar em um acordo que fosse bom para o poder público, para as empresas de ônibus e, claro, para o cidadão”, afirma.

Sobre a implantação do WhatsApp para sugestões, reclamações, denúncias e elogios, Braulio Lara entende que a ferramenta poderá mapear os problemas do transporte público. “Os usuários farão suas denúncias e essas informações poderão resolver os problemas pontuais de cada linha, pois a fiscalização do cumprimento da lei será feita, em tempo real, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e por fiscais que estarão nas ruas e terminais de ônibus”, diz.

Os novos horários dos ônibus estão disponíveis para os passageiros nas Estações BHBus, pelo aplicativo BHBUS+ e dentro dos veículos.

Agora é hora de fiscalizar. Anote aí. O WhatsApp da Superintendência de Mobilidade de BH para sugestões, reclamações, denúncias e elogios é  (31) 98472-5715.



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO